ARCO em Lisboa

ARCO em Lisboa

Ontem foi apresentado o evento que será um marco cultural na nossa cidade de Lisboa, sem a menor dúvida. Atrairá a atenção de muitos “actores” da vida cultural e artística internacional para a capital. Devido a muitas parcerias que mais à frente falaremos.

A 26 de maio a ARCOlisboa abrirá as suas portas daquele que é o primeiro projecto internacional da Feira ARCO, que terá lugar no espaço emblemático da Fábrica Nacional da Cordoaria, até 29 de maio.

A Feira, que contou com o apoio do Ministério da Cultura de Portugal, bem como da Câmara Municipal de Lisboa, da EGEAC e do Turismo de Portugal, entre outras instituições, reunirá 45 galerias de 8 países. O Comité Organizador levou a cabo a selecção, atendendo especialmente à qualidade e aos conteúdos.

Com um orçamento global de 1 milhão de euros, a ARCOlisboa tem dedicado um grande esforço à promoção internacional e aos seus programas de convidados que trarão a Lisboa mais de 100 colecionadores e profissionais da arte contemporânea.

Depois de meses de trabalho intenso, a ARCOlisboa emergirá com um projecto internacional dirigido a dinamizar o mercado da arte, a promover e divulgar a criação e os artistas portugueses e a estabelecer um diálogo com os principais agentes da arte contemporânea do circuito internacional.

A primeira edição da ARCOlisboa, é organizada pela IFEMA, será celebrada de 26 a 29 de maio na Fábrica Nacional da Cordoaria, em Lisboa, e reunirá a participação de 45 galerias internacionais, seleccionadas pelo Comité Organizador que avaliou especialmente a qualidade e os conteúdos das obras. Esta feira de arte contemporânea, a primeira fora de Espanha com o selo da ARCO, converte-se no cenário ideal para analisar e dar visibilidade à riqueza e diversidade da cena artística portuguesa num contexto internacional.

Coleccionadores, profissionais da arte e público em geral centrarão as atenções em torno do período que começa no séc. XX e vai até ao presente mais imediato, proposto por esta primeira edição da ARCOlisboa através do conceito Artista Destacado, que permitirá admirar obras de criadores como Joaquin Torres García, Mario Merz, Dan Graham, Robert Barry, Lawrence Weiner, Julian Opie, Julião Sarmento, Joana Vasconcelos, Pedro Cabrita Reis, Juan Luis Moraza, Ignasi Aballí, Maria Loboda, Felipe Arturo, João Maria Gusmão + Pedro Paiva e Daniel Steegmann Mangrané.

Juntamente com o programa de galerias, a ARCOlisboa também acolherá a presença de editoras e livrarias portuguesas independentes no espaço ‘As tables are shelves’, com a selecção de Luiza Teixeira de Freitas. Trata-se de um espaço que estará localizado no Torreão Nascente da Cordoaria, que servirá para descobrir novos conteúdos editoriais e que será complementado com a presença de outras revistas e publicações locais e internacionais, relacionadas com a arte contemporânea.

Também os espaços independentes portugueses terão o seu protagonismo no Non Profit Fórum com uma mesa redonda que, sob o título Independente: entre a instituição e o mercado, girará em torno das propostas destes espaços ativos. Uma sessão moderada por Bruno Leitão, comissário chefe do Hangar Centro de Investigação Artística, Lisboa, e que contará com a participação de Marketá Stará Condeixa, Margarida Mendes, Verónica de Mello e Alda Galsterer.

Outros eventos e actividades do programa serão a realização de Multitask, uma conferência sobre o papel do artista como comissário moderada por Julião Sarmento em que participarão Elmgreen & Dragset, Paulo Mendes e Delfim Sardo, e outra dirigida por Hans Ulrich Obrist, director artístico da Serpentine Gallery, em Londres.

O Fórum também será cenário da apresentação do MAAT -Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, por iniciativa da Fundação EDP, com a participação do seu director Pedro Gadanho. Além disso, terá a projecção de vídeos da FUSO Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa.

Por outro lado, Walk with the curator oferecerá aos participantes visitas à ARCOlisboa dirigidas pelos comissários Miguel von Hafe, Luiza Teixeira de Freitas e João Laia.

Com um orçamento total de 1 milhão de euros, a ARCOlisboa realizou um esforço especial dirigido a diferentes acções de promoção internacional – imprensa nacional e estrangeira, e publicidade exterior –, para além do programa de compradores e prescritores convidados, que trarão a Lisboa mais de 100 convidados – coleccionadores de 27 países, diretores de instituições, comissários e outros profissionais internacionais do mundo da arte.

Uma estratégia chave para impulsionar esta importante plataforma portuguesa do mercado da arte, e que conta na sua primeira edição com a presença de profissionais, comissários, patronos e membros de museus, como Andrea Bellini – Centre d’Art Contemporain Genève, Adam Budak – National Gallery in Prague, María de Corral – comissária, Maria Espírito Santo – Pipa Prize, João Fernandes –Museo Reína Sofía de Madrid, Elisa Hernando –Arte Global, Pablo León de la Barra -Casa França, Ivo Mesquita –comissário independente, Adriano Pedrosa – Museu de Arte de São Paulo MASP, Yolanda Romero –Banco de España, Manuel Segade –Centro de Arte Dos de Mayo CA2M e Andrea Viliani – MADRE, entre outros.

A ARCOlisboa que, organizada pela IFEMA , conta com o apoio do Ministério da Cultura de Portugal, a Câmara Municipal de Lisboa, o EGEAC e o Turismo de Portugal, e com a colaboração do Café Pessoa nos programas paralelos, abrirá as suas portas ao público de 26 a 29 de maio, das 12h00 às 20h00 (e até às 18h00 no último dia).

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

ARCO em Lisboa

bookmark_border

mais em Culture

Beckham primeiro embaixador global da Biotherm Homme

a redireccionar em 10 segundos