Um novo alento no sushi lisboeta

Na semana passada, fomos convidados para experimentar a nova carta do restaurante japonês Edo Sushi situado na Expo. Neste local onde o oriente encontra o ocidente, o tradicional encontra a fusão e o resultado são surpresas tão fascinantes e improváveis que prometem deixar os amantes da cozinha japonesa surpreendidos com novas apostas.

Sofisticado na sua simplicidade, o Edo Sushi oferece um ambiente com uma decoração minimalista e clean, entretanto, repleta de pormenores que se sobressaem. Da carta escolhem-se ingredientes frescos, exóticos e raros, diariamente selecionados e preparados por uma equipa de profissionais. Dedicado à gastronomia japonesa moderna sem descurar da autenticidade, o peixe é o ator principal do menu. Destacam-se o salmão da Noruega e o atum dos Açores, omnipresentes ao longo da carta. Encontram-se também celebrados peixes da costa portuguesa, nomeadamente a cavala, a sardinha e a corvina. “Escolhemos sempre o que há de mais fresco no dia e, por esse motivo, nossa selecção de peixes varia consoante o frescor e aparência”, esclarece João Oliveira, proprietário do espaço.

Se as gyozas e spring rolls abrem a carta acompanhadas de deliciosas combinações como o molho sweet chilli, o peixe continua no centro das atenções: o carpaccio de salmão dispõe as sua finas fatias laminadas sob um improvável molho pesto que deixa qualquer um a salivar por mais; o kimutchi de salmão, espécie de tartare temperado com alho francês, cebolinho e sementes de sésamo é acompanhado de um delicioso molho coreano picante. Os novos gunkans de polvo, niguiris e sushis surpreendem ao ligarem-se despudoradamente com ingredientes especiais do chef. Outras estrelas como as vieiras e lingueirões rematam inesperadas combinações de frutos do mar pelas quais não vai conseguir esconder o fascínio.

Mas porque nem só de peixe vivem os amantes da cozinha japonesa, a nova carta para a Primavera de 2016 propõe outros sabores que podem muito bem ser a alternativa ideal para quem “não idolatra sushi”. Para além das tempuras e os yakisobas, os braseados e rolos quentes a exemplo dos uramakis e hot rolls expressam as propostas diversificadas do chef Alessandro Hayashi, com mais de 10 anos de experiência na cozinha oriental.

É na vasta secção de bebidas onde a cerveja, o sake, o champanhe e o gin convivem harmoniosamente com o vinho português. A carta completa dispõe de vinhos preciosos e também populares, haja visto os jantares vínicos que a casa esporadicamente promove, por meio de uma impecável harmonização com vinhos seleccionados.

Mais uma novidade foi apresentada na grande noite: um balcão, com exclusivos dois lugares, apenas, onde os ‘bons apreciadores’ de sushi deleitar-se-ão com as criações do chef. Neste privilegiado sítio, o reliff operado por Alessandro Hayashi assume ainda maior preponderância e sofisticação. É que nesta zona não há menu degustação, e sim um menu especial do chef e pedidos à carta. Entregue-se a essa experiência ao tailor made da cozinha nipónica.

Estas são algumas das razões pelas quais o Edo Sushi se afirma como um dos japoneses mais aclamados pelo público em Lisboa, que reforça, na sua nova carta, os argumentos para convencer veteranos e iniciantes a deixarem-se render aos sabores nipónicos que saem do génio Alessandro e das mãos da sua equipa. A não perder, já a partir desta semana.

Reservas: 21 894 3169

facebook.com/edosushilisboa