Uma nova voz em Portugal

 

Dia 31 de Março, no Paradise Garage, vamos poder ouvir pela primeira vez, esta voz em Portugal. Há sete anos atrás foi aclamado de estrela em ascensão, o geneticamente talentoso Jack Savoretti (nascido a 10 de Outubro de 1983), cantor anglo-italiano que nasceu em Génova , embora toda a sua educação tenha sido em Londres.

A sua adolescência foi passada a escrever poesia, no entanto é aos 16 anos que descobre a sua paixão pela música, quando lhe é oferecida uma guitarra pela mãe. As suas poesias começam então a ser transformadas em músicas e chega à conclusão que era ouvido por mais pessoas através da música.

Em 2005, com apenas 22 anos participou em duetos com a artista britânica Shelly Poole “Any day Now” e “Hope”, do álbum Hard Time for the Dreamer.

É em 2006 que apresenta seu primeiro single “ Without”, o  single que se seguia “ dreamers” não obtivera tanta sucesso, porém chamou a atenção da conhecida Corinne Bailey que o convidou para participar na tourné Europeia.

Between the Minds

Jack Savoretti lança o seu primeiro álbum em 2007 e é com este que começa o seu grande reconhecimento. A rádio BBC 2 reconhece o seu talento e declara-o como disco da semana.
Foi um instante até as suas músicas fazerem parte de conhecidas séries televisivas como : One tree Hill, The closer, Anatomia de Grey e Sons of Anarchy.
O seu sucesso não parou de aumentar e este começa a ser conhecido e reconhecido pelo grande público.
Jack parte numa grande tourné com o americano Gavin Degraw.

“Um Letrista excepcional que honra a herança dos maiores escritores de canções, como Bob Dylan ou Neil Young .”

Harder than easy

O segundo álbum é lançado em 2009. Harder than easy é marcado pelo lançamento da música “Him & Her” na plataforma online gigwise.com para download gratuito e pela sua participação no filme “Post Grad” com a música “One Day”, tema feito especialmente para o mesmo.

Porém, é em 2011 que Jack se revolta com a indústria musical e decide abandonar por considerar que a companhia discográfica não o representava da melhor forma, por ser considerado a eterna promessa.

BEFORE THE STORM

Jack continuou a escrever como forma de expressar os seus pensamentos mais intímos. Nasce então seu terceiro álbum, o trabalho mais pessoal do seu percurso “Before the Storm”.

“ Dei-me conta que tinha aprendido a escrever e expressar exactamente o que me passava na cabeça” Jack Savoretti.

É então, que o seu percurso profissional dá uma reviravolta. “Before the storm” é considerado pela crítica uma mudança essencial na sua carreira, levando-o até aos músicos que o ajudariam no seu ultimo trabalho , Written in scars.

Deixamos aqui uma saudação especial do artista ao público português