Um cronógrafo com grande tradição

Um cronógrafo com grande tradição

Breguet Tradition Cron¢grafo Independente 7077BB

O cronógrafo ocupa uma posição privilegiada na relojoaria enquanto complicação. Medir o tempo de forma independente permite visualizar de imediato aquilo que faz a função, mas fazê-lo funcionar é um desafio mecânico adicional, uma vez que fazer arrancar um cronógrafo perturba o habitual funcionamento das engrenagens.

Para abreviar o problema, a Breguet equipou o seu novo Tradition Cronógrafo Independente com dois conjuntos de transmissão independentes. O primeiro é o responsável pelas horas e minutos, regulado por um balanço que funciona a 3Hz e com uma reserva de marcha de 50 horas. Para o cronógrafo, a segunda engrenagem é regulada a 5Hz para assegurar leituras mais precisas, em sintonia com o conjunto responsável pela medição de tempo.

A investigação da Breguet no tema da alta frequência mostra que um maior número de oscilações melhora a estabilidade, uma vez que qualquer perturbação ocorre mais rapidamente. As duas engrenagens estão completamente separadas e o movimento não é afetado quando o cronógrafo é accionado.

Normalmente, a segunda engrenagem implica um segundo tambor que fornece energia ao cronógrafo. Esta abordagem, no entanto, necessita de mais espaço e implica que se tenha que dar corda ao cronógrafo. No novo modelo Tradition Cronógrafo Independente 7077, os técnicos da Breguet introduziram um novo tipo de espiral perfeitamente compatível com a função de cronógrafo.

A energia necessária para o funcionamento do cronógrafo é fornecida pelo utilizador quando reinicia o mesmo. Esta energia é armazenada numa espiral flectida. A reserva de energia neste tipo específico de espiral dura até 20 minutos, ideal para medições tempo de pequena duração.

O mecanismo permite assim ao utilizador iniciar o cronógrafo instantaneamente, sem se preocupar com a energia disponível, já que está sempre no seu máximo. Para assegurar que a espiral está sempre flectida, a Breguet desenhou a mesma com uma forma especial que garante elasticidade suficiente para fornecer a energia necessária.

A aplicação deste princípio de espiral flectida pelos mestres relojoeiros deu origem a um número de inovações. Uma engrenagem não-concêntrica tem sido associada à espiral para anular o momento de torção e alcançar amplitude constante e ritmo do cronógrafo. Uma patente foi solicitada para a espiral e sistema de engrenagem. Em vez de seguir a sua curvatura natural, a forma da engrenagem foi calculada para transmitir força constante ao cronógrafo.

Adicionalmente, o modelo 7077 foi incorporado com um patenteado balanço de cronógrafo em titânio que assegura simetria perfeita com o movimento da roda de balanço. A utilização de material mais pesado implicaria fazer um balanço mais pequeno, afectando a aparência, especialmente sendo uma das principais características da linha Tradition ter as principais partes do movimento visíveis no mostrador. Os dois balanços são assim do mesmo tamanho, apesar de terem frequências distintas, e as suas posições estão em simetria estética.

A função cronógrafo deste modelo Tradition é controlada por dois botões, tendo uma rosca para manter a peça estanque. Ao contrário dos cronógrafos comuns, um botão é usado para iniciar a medição do tempo, enquanto o outro pára esta mesma medição e reinicia o cronógrafo. É esta acção de reiniciar que flecte e prepara a espiral, disponibilizando assim o cronógrafo para uma nova medição. O balanço em titânio é também flanqueado por dois travões.

O primeiro liberta o balanço quando o cronógrafo é iniciado e depois mantém o cronógrafo na mesma medição quando este é parado. Desta forma o balanço está sempre na posição ideal e atinge instantaneamente a sua amplitude correcta. Este mecanismo inovador é protegido por uma patente.

Entre as características que relembram as históricas raízes da coleção Tradition estão o patenteado sistema anti-choque, assim como o controlo do cronógrafo que recorda a referência 4009 vendida por Breguet a 6 de Janeiro de 1825.

Seguindo a tradição, o estilo do Breguet Tradition Cronógrafo Independente 7077 é caracterizado pela sua simetria. O mostrador em ouro prateado exibe o submostrador descentrados das horas e minutos às 12h e o ponteiro do cronógrafo fixado ao centro da peça. O indicador de activação do cronógrafo encontra-se às 6h. Em extremos opostos, às 2h e às 10h, dois ponteiros retrógrados indicam respectivamente a reserva de marcha e os minutos do cronógrafo, enquanto os dois balanços batem lado a lado às 4h e às 8h. Esta peça de corda manual é estanque até 3 bar (30m) e vem equipada com uma bracelete em pele.

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Um cronógrafo com grande tradição

bookmark_border

mais em Lifestyle

Não sou Santo - Yonamine

a redireccionar em 10 segundos