New York é sempre um bom destino

20 anos após a abertura da primeira loja da Diesel em Lexington Avenue, a marca escolheu mais uma vez Manhattan para estrear o seu novo conceito de design de retalho.

Localizada no número 625 da Madison Avenue, a loja flagship foi concebida em colaboração com a empresa de arquitectura Wonderwall, liderada pelo japonês Masamichi Katayama.

A equipa sediada em Tóquio, em colaboração com o director artístico da Diesel Nicola Formichetti, imaginou um conceito simples e contudo inesperado: a ideia de um espaço estilo apartamento, como uma nova e simbólica casa para a marca.

Os clientes viajam pelas diferentes áreas da loja, reminiscentes a um foyer (apresentando a linha Diesel Black Gold), uma sala de estar (exibindo toda a oferta Diesel) e, na parte final da loja, um espaço inspirado numa adega de vinhos, onde o denim, principal produto da Diesel, encontra a sua representação ideal: uma bela instalação de aço inoxidável e vidro destaca a qualidade e mestria da marca nesta categoria.

Além disso, também o padrão tridimensional de decoração da fachada da loja é uma homenagem ao denim, inspirado no ponto “V” do ponto traseiro das icónicas 5-pocket da marca. Não só: a argamassa de cimento da fachada da loja capta a luz para acelerar a oxidação natural do ar circundante, decompondo os elementos poluentes na atmosfera (um processo chamado fotocatálise).

Características adicionais de design incluem os acessórios de aço conjugados com tapetes persa, soalho de cimento com tetos em madeira, mobiliário antigo com o recurso a materiais tecnologicamente avançados e telas de alta definição exibindo obras de arte digital feitas sob encomenda por nomes sonantes.

A expressão perfeita da alternativa da marca ao posicionamento de luxo, esta loja é uma pedra angular da nova implementação estratégia de retalho da marca, que será posta em pratica em diversos locais no mundo, novas lojas, novos locais ou remodelações adaptadas ao novo conceito de design, dentro dos próximos três anos.

Tal como refere, Renzo Rosso, fundador da Diesel: “Estou entusiasmado com a mudança direcionada para o futuro que a marca inicia na área do retalho. O meu único conselho para os fãs da Diesel é: visitem a nova loja na Madison Avenue e vivam as novas experiências de compra da marca”.