Vinho como tema de conspiração

Vinho como tema de conspiração

Aprofundar os conhecimentos sobre vinho, enquanto se reflecte sobre identidade e desenvolvimento pessoal, é a grande finalidade do Wine Conspiracy. Isabel Saldanha, fotógrafa e escritora, é a mentora do projecto e convidou Luana Cunha Ferreira, psicóloga, e a equipa da Wine Service 4 You, Manuel Moreira e Sérgio Antunes, especialistas no vinho e na sua linguagem, para integrarem estes workshops.

Os quatro vão desenvolver ‘conspirações’ onde todos os temas e questões surgem e se desenrolam a partir do néctar de Baco. Os participantes são convidados a olhar para si próprios através de analogias pertinentes, num ambiente informal e descontraído, onde a conversa e a partilha serão uma constante. É também uma oportunidade de desenvolverem ou aprofundarem algumas noções sobre o vinho, pelo que cada workshop contará com pelo menos um almoço partilhado e duas a três provas de vinho, dinamizadas pelos sommeliers, podendo assim saborear vinhos de alguns dos melhores produtores nacionais como Paulo Laureano, Quinta do Monte d’Oiro ou Caminhos Cruzados.

Está previsto que os encontros se realizem duas vezes por mês em apartamentos AirBnB, alugados nas diferentes cidades onde forem promovidos. “Queremos que as pessoas se sintam em casa. Faremos a ocupação da sala de estar e da mesa de refeições para que todo o workshop aconteça como se tratasse apenas de um bom encontro de amigos”, refere Isabel Saldanha. “Inicialmente, arrancaremos com workshops exclusivos para o público feminino, porque ainda consideramos que o vinho é um território muito masculinizado. As mulheres são geralmente muito participativas e vão ajudar-nos a limar o conceito. Consideramos que existe ainda bastante formalismo na degustação menos académica do vinho. A maioria das pessoas não tem acesso a este tipo de encontros em torno do vinho, a não ser que seja um conhecedor do meio ou um apreciador convicto. Pela minha experiência com o público dos meus workshops, é importante arranjar tempo e momentos, para falar sobre as questões que nos trazem ansiedade no dia a dia num ambiente construtivo, académico e de tertúlia”, acrescenta.

Luana Cunha Ferreira, doutorada em psicologia clínica e da família,  entende que “o vinho surge aqui como uma metáfora contínua ao longo de várias actividades experienciais que colocam os participantes a reflectirem de forma muito prática sobre algumas questões no âmbito do seu desenvolvimento pessoal, tais como o contraste entre vivências actuais e as desejadas, a identidadade, autonomia, poder, e, e acima de tudo, o seu ambiente relacional (família, amigos, etc). É importante sublinhar que o que se vai passar em cada conspiração não tem nada a ver com terapia, isso fica para o consultório….mas não garantimos que não tenha efeitos terapêuticos”.

Manuel Moreira, profissional com um sólido e reconhecido percurso do sector do vinho, envolvido neste projeto com a sua empresa Wine Service 4 You, encarou o desafio de entrar nas Wine Conspiracy como “uma oportunidade para falar de vinho a um público diferente, mais atento à qualidade e à diferenciação e ávido por descodificar melhor este universo do vinho”. Sérgio Antunes destaca a criteriosa seleção de produtores nacionais, de diferentes regiões, que vão apresentar nas dinâmicas.  “Os participantes vão ter a oportunidade de provar alguns dos melhores vinhos nacionais, vinhos antigos ou algumas novidades que ainda nem chegaram ao mercado ”, refere o sommelier.

Os workshops começam brevemente (o próximo é já dia 19 de Dezembro), pelo que as inscrições já estão abertas e não terão mais de oito pessoas para permitir que as atividades sejam feitas com atenção individual.

Os workshops vão decorrer entre as 10 e as 18h, às sextas ou aos sábados. As inscrições são feitas através do e-mail thewineconspiracy@gmail.com. Cada conspiração tem lugar num local secreto e diferente na cidade de Lisboa e a sua divulgação é feita através da página do Facebook  – The Wine Conspiracy.

As participantes serão avisadas das coordenadas do local com 48h de antecedência por e-mail. O valor do workshop é 250€ por pessoa (provas e almoço incluído).

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Vinho como tema de conspiração

bookmark_border

mais em Lifestyle

Novos relógios com a mesma qualidade

a redireccionar em 10 segundos