Um hotel monumental no Porto

Um projecto monumental necessita um de cuidado monumental nos seus pormenores interiores, é este o desafio dado a OITOEMPONTO; que sabemos serem capazes disso.

O Monumental Palace Hotel (MPH) resultante da aquisição da antiga Pensão Monumental por parte do Grupo Mystic Invest, do qual a DouroAzul é a marca com maior notoriedade, vem reforçar a redinamização da baixa da cidade, que é cada vez mais um foco de atracção turística e mediática.

Situado em plena Avenida dos Aliados, a zona mais nobre da cidade, o MPH integra agora o portefólio de produtos turísticos da DouroAzul permitindo a extensão da atuação turística do Grupo e, simultaneamente, uma maior potenciação das sinergias entre os vários produtos, o potencial turístico da região e as experiências que a cidade amplamente oferece.

Sem descurar o seu passado e a sua herança arquitectónica, o projecto Monumental Palace Hotel pretende transportar para a actualidade a história, tradição, a arquitectura e a identidade deste icónico edifício e da avenida, que liga de forma sublime o passado e o futuro.

Com a assinatura da Rodapé Arquitectos, Lda e da OITOEMPONTO, o projecto é essencialmente marcado por um compromisso rigoroso e equilibrado entre a modernidade exigida atualmente e o respeito pela memória histórica do passado.

“Tratando-se de uma intervenção num edifício que é património da memória da cidade há aqui um sentido de responsabilidade que assumimos. Temos um objectivo claro de reabilitar tudo o que está em estado passível de ser recuperado, entre isso contamos, naturalmente, reabilitar a emblemática fachada”, explica Audemaro Coutinho Rocha, da Rodapé Arquitectos.

Este projecto apresenta-se assim como um triplo desafio para Audemaro Rocha: “O edifício é um desafio pela localização, pelo facto de ter sido um conforto que se esperam de um hotel contemporâneo.”, conclui.

“A exigência do edifício, e da sua história, bem como tudo o que ele representa ou representou na história da cidade do Porto, constitui um tarefa “monumental”, que vai exigir toda uma releitura do passado, em modo contemporâneo, tanto em matéria de forma, como de estilo e de função”, explicam Artur Miranda e Jacques Bec da OITOEMPONTO.”

E mais explicam A.M. e J.B, “gostaríamos, com o nosso envolvimento no projecto, e com a nossa paixão por lugares cosmopolitas, de poder contribuir para a vigorosa e crescente visibilidade e internacionalização da cidade do Porto, bem como do país, oferecendo aos clientes do MPH,  uma versão elegante com um grande sentido de conforto, à escala da qualidade do crescente turismo da cidade.”

Com um investimento global na ordem dos 20 milhões de euros, distribuí local de referência e porque é preciso garantir os níveis de excelência e dos pelas diferentes etapas da intervenção, o projeto de requalificação deverá estar concluído no final do primeiro trimestre de 2017.

A DouroAzul, enquanto uma das mais relevantes e empreendedoras empresas de turismo da região e do país, aposta numa filosofia empreendedora e de constante inovação. “Estou certo que o Monumental Palace Hotel será um novo impulsionador da cidade do Porto.” explica Mário Ferreira, CEO da Mystic Invest e DouroAzul, acrescentando ainda. “Procuramos acompanhar e potenciar as mais recentes tendências do mercado que apontam para uma utilização mais alargada das experiências da cidade, no sentido de viver, conhecer, sentir e descobrir cada detalhe.” Conclui.

Com 78 quartos, dos quais dá-se especial destaque à suite nupcial no torreão principal com vista privilegiada para a cidade e também a suite presidencial. Para que os hóspedes tenham todas as comodidades há ainda disponível SPA, piscina interna, ginásio, hammam (sauna, banho turco), restaurante, bar, sala de leitura e loja com montra para a Avenida dos Aliados.

Com entrada independente, o Monumental Palace Hotel abrirá novamente as portas do incomparável Café Monumental que se mantem fiel à identidade que o tornou famoso nos anos 30.