VFNO 2015 – Tertúlia no Teatro da Trindade Inatel

Na noite da Vogue Fashion Night’s Out, o Teatro da Trindade Inatel juntou-se ao Gentleman’s Journal e organizaram um momento de debate e troca de ideias sobre a relação intrínseca entre as artes do Teatro e da Moda.

Com a presença de vários intervenientes da moda nacional, no espaço do Teatro pelas 18h00 no dia 10 de Setembro, várias dezenas de pessoas participaram nesta tertúlia.

Para nos ajudar a conversar sobre esta relação entre a arte cénica e o design de moda tivemos um painel de “conversadores” com experiência nesta área:

• Eduarda Abbondanza,Presidente da Associação ModaLisboa

• Anabela Becho, Conservadora de moda e curadora-MUDE

• Graziela Sousa, Designer, Professora FAUL e investigadora

• José António Tenente, Designer de Moda

• Filipe Faísca, Designer de Moda

Nesta tarde para além de ouvirmos a experiência pessoal de cada “conversador”  seja na produção de figurinos ou na relação com encenadores e actores como parte do processo criativo.

De facto, estas duas artes sempre andaram de mãos dadas por vários motivos. A moda esteve sempre presente no teatro, quer nas roupas do público, quer no palco onde ainda hoje tem o seu lugar garantido. Vimos como esta relação foi sendo estabelecida ao longo dos tempos, chegando ao momento actual em que a moda parece viver com muita teatralidade.

Percebemos, também que a moda actualmente utiliza as estruturas do teatro: a cenografia, os efeitos de luz e som, coreografias, happenings e performances (as novas e inúmeras formas de se realizar os desfiles) que são tipos específicos do fazer teatral, inclusive a criação de personagens.

www.gentlemans-journal.com/teatro-moda

Para quem não esteve presente teremos em breve video da conferência para mostrar a troca de ideias e experiências,