Onde partilhar e saborear…as boas tapas em português

Na semana passada, fomos mais uma vez surpreendidos pela boa cozinha existente no centro histórico de Lisboa. Em plena rua do alecrim, fomos convidados para experimentar várias tapas que mostram que este formato está inserido já na gastronomia actual.

Foi uma pequena marcha de petiscos que passaram por nós, desde de Bruschettas de queijo brie e mel com pimenta rosa, estupeta de bacalhau, croquetes de alheira, uma belíssima bruschetta de pato com cebola caramelizada e nozes passando por blinis de salmão ou presunto.

Tudo regado com um bom vinho de João Portugal “Pouca Roupa”, um rosa fresco para acabar com o preconceito antigo de ser um vinho só de senhoras.

Storik Tapas é um espaço que alia as melhores tapas a um vinho de referência. Um espaço informal e descontraído que convida ao petisco acompanhado de um copo de vinho de referência. O local ideal para o convívio à volta da mesa.

O conceito é simples: partilhar, degustar e conviver.

O Storik Tapas é um wine bar que surge da parceria com os vinhos João Portugal Ramos. Uma ligação que pretende harmonizar as melhores tapas com um vinho nacional de referência.

Storik Tapas transporta e reproduz o conceito de Tapas, originário de Espanha. Com a consultoria do chef Pedro Sommer, e a execução do chef Matheus Maeda, as tapas são reinventadas pelos sabores típicos da gastronomia portuguesa. A ementa é composta por 100 propostas que entre receitas originais e variações chega perto de 200 alternativas para o cliente. Mas a tarefa de escolha será simplificada uma vez que por dia vão estar disponíveis entre 5 a 7 opções de pratos. A carta está dividida entre os petiscos e pratos compostos e é completada com tábua de queijos e enchidos Joaquim Arnaud, seleção de carnes (txuleton, lombo, prego) e peixe.

Apesar das tapas serem o prato forte,  o Storik Tapas apresenta uma carta diversificada onde os sabores tipicamente portugueses convivem com as opções mais internacionais, chegando assim a um publico mais alargado.

Para acompanhar a tapa, e em exclusividade, a marca João Portugal Ramos é o grande parceiro do Storik Tapas.  Para criar a sintonia perfeita com o conceito descontraído do espaço foram seleccionados alguns dos vinhos mais jovens e irreverentes da marca João Portugal Ramos – branco, tinto e rosé. Opções simples mas ousadas que serão harmonizados com as tapas.

 

Também na decoração está presente a parceria com João Portugal Ramos uma vez que o espaço remete para o ambiente de uma sala de provas do produtor. O Storik Tapas toma assim a posição de  “embaixada” da marca no coração de Lisboa.

Acolhedor e moderno, o Storik Tapas apresenta duas zonas distintas. Se a ideia for petiscar de forma mais dinâmica, com deslocações à barra, então subimos ao piso superior. Uma sala rústica e informal onde as mesas não são mais que barricas com cadeiras altas (e não devemos deixar de olhar para o tecto onde até os candeeiros são copos adaptados). Uma decoração bem conseguida para recriar e reinventar o conceito de taberna. Ao todo estão disponíveis 20 lugares sentados. Mas aqui é possível ficar de pé a partilhar sabores.

Se o objectivo é desfrutar calmamente das opções mais compostas da carta, ou saborear os petiscos de forma mais confortável, então descemos para a sala de jantar. Um espaço com 42 lugares sentados que convida a uma refeição mais calma. O melhor é que, se preciso, as opções da barra também estão disponíveis nesta sala, sem ter que se levantar (também aqui é aconselhado olhar para o tecto onde vamos encontrar novamente candeeiros bastante originais).

À entrada, na rua, estão disponíveis duas mesas para petiscar ou simplesmente apreciar um copo de vinho enquanto desfruta da vista magnifica da rua do alecrim sobre o Tejo.

João Portugal Ramos seja Branco, Tinto ou Rosé. No Storik Tapas a carta de bebidas é exclusiva dos vinhos João Portugal Ramos (com algumas excepções) . Uma parceria entre o Storik e João Portugal Ramos resultam na combinação perfeita das melhores tapas com vinhos de referência. A ofertas é variada e, em caso de dúvida, podemos sempre aceitar as sugestões de harmonização feitas no local.

Esta parceria será mais um contributo para tornar o Storik um lugar diferente, original e cativante.

Morada

Rua do Alecrim, 30B-D, Chiado

Contactos

21 6040375
966198117