Gentlemen’s Style by Ana Ramos

 

Dizer Mike Davis é fazer memória das marcas mais emblemáticas para homem em Portugal. Quem não se lembra de certas peças ícone das suas colecções, os pólos, os calções de banho e tudo o que seja um pouco sportswear chique. Embora parecendo já desaparecida do mercado, ou melhor, dos holofotes do mercado, ela subsiste e quer mostrar mais ainda a sua raça. Neste sentido, fomos conversar com a Directora Criativa, Ana Ramos e quisemos saber o que podemos esperar da marca para este Outono-Inverno.

1. O que faz um homem ser elegante?

A elegância é uma atitude. Reflecte um conjunto de características: de âmbito físico e intelectual, comportamental e de equilíbrio estético. É um exercício que se constrói de forma genuína,  natural e fluída.

Ser elegante é também ter a capacidade de atravessar naturalmente o tempo e o espaço, independentemente do enquadramento histórico, temporal e estético.
2. Quais são as peças imprescindíveis no guarda-roupa masculino?

As que tem como características principais a fluidez na leitura, peças intemporais e básicas (no sentido de serem transversais).

Como exteriores : o sobretudo/ o caban / o blazer/ o bomber de pele e um trench coat. Como peças de jogos circulares: a t shirt. Como tricot: o cardigan, o pullover em cachemira lã e ou algodão lã. A camisa branca de fil à fil ou popelina e a de jeans.

Calças chino de algodão ou com misturas de lã ou linho, calças de ganga em dois tons de lavagem de indigo.

Uns ténis intemporais de pele e ou lona …., uns sapatos brogue.

A elegância também ter cor: os tons naturais de bege, cinzas mescla, azuis marinho e tons de azul, o branco, o preto, são cores intemporais e elegantes.
3. Tem role models na elegância masculina? Figuras que a inspirem?

Todos os homens que em ambientes de desportos, no mundo do cinema, da arte, etc que se tornaram intemporais e reuniram ou reúnem ainda a capacidade de ser elegantes independentemente da análise histórica ou  estética.

No desporto Roger Federer.

John Kennedy no seu universo mais de lazer, desportos e família.

Paul Newman pela sua intemporalidade ligado ao mundo do cinema.

George Clooney, Adrien Brody são hoje uma imagens de elegância masculina.

4. Qual é a imagem do homem Mike Davis?

Elegante num ambiente casual sport. A Mike Davis tem no seu ADN uma ligação a ambientes de vestuário masculino inseridos em contextualizações associadas a desportos como o ténis, o golf, o horseball, a vela,  etc.

A imagem do homem Mike Davis é naturalmente a sua tradução estética, que privilegia uma forma de vida elegante, descontraída, onde os desportos, o lazer, a família e os amigos estão patentes.

5. Para esta estação, qual a inspiração da colecção?

Para esta estação a inspiração centrou-se num ambiente equestre contemporâneo. Horse and Sea Energy transporta-nos para a energia do mar com a energia dos cavalos. Também o desporto Horseball serviu mais uma vez de elemento estético para a parte mais casual sport da colecção. A Mike Davis elege como peças intemporais e elegantemente sport: o polo piquet, a camisa oxford botton down, o cardigan, a calça chino, o blazer de lã fria e o caban de lã.

A Mike Davis possuí uma equipa de design/marketing e comunicação que procuram continuamente analisar a dinâmica da moda, da estética e também da contemporaneidade nas matérias primas e vestibilidades. Não esquecendo o seu posicionamento casual sport, onde a elegância descontraída está patente, procurando assim ir ao encontro das espectativas do consumidor.