A elegância festejada

Por ocasião da segunda edição do «Chantilly Arts & Élégance Richard Mille», que decorreu no Domingo, dia 6 de Setembro, a DS reforçou a sua participação e tornou-se parceira oficial deste evento de excepção. Um evento que conjuga os conceitos Automóvel e Elegância, a Arte de Viver à Francesa e um Domingo no Campo.

No âmbito dos diferentes concursos que foram organizados ao longo do dia, a DS marca presença no programa de dois deles: o Concurso de Estado e o Concurso de Elegância.

A herança da marca DS esteve sob os holofotes durante o Concurso de Estado «Les Plus Belles Voitures du Monde», que reuniu um leque exclusivo de modelos DS de época e de SM com carroçarias especiais. O DS oficial do Presidente Charles de Gaulle e o DS Ronde de Chamonix estiveram nesse encontro para trazerem o prémio máximo da categoria que homenageia estes dois modelos, bem como os seus proprietários. O DS e o SM, duas viaturas que marcaram a paisagem automóvel das suas épocas e que fizeram brilhar o savoir-faire francês através do mundo.

Orgulhosa desta herança excepcional, a marca DS prepara-se hoje para dar continuidade à história, com a ambição de encarnar no automóvel o savoir-faire do luxo francês. Adicionalmente, no Concurso de Elegância, a Marca apresentou o concept NUMÉRO 9, acompanhado por um manequim vestido pelo criador francês Eymeric François.

Nascida em Paris, berço da Marca e capital da moda e do requinte, o NUMÉRO 9 revisita uma silhueta shooting brake, reconhecida pelo seu prestígio na história automóvel. Tornam-no distinto as suas linhas tensas, o longo capot, a posição ultra-baixa, o deflector traseiro, os pneus de 21 polegadas vestidos em jantes ‘turbines’. O toque DS exprime-se através do seu tejadilho flutuante, sublinhado por uma assinatura cromada, na qual surge, em discreta filigrana, a trama DS ou, ainda, através das suas superfícies vidradas laterais unidas ao óculo traseiro. Com o seu revestimento Whisper – um negro profundo com nuances subtilmente violácias – e os acabamentos ‘Californien’ cromados – estes com uma coloração levemente quente – o NUMÉRO 9 revela-se misterioso e sofisticado. Apresentado no Salão de Pequim de 2012, introduziu em estreia a identidade dianteira dos futuros modelos DS, uma identidade que se encontra hoje no Novo DS 5, com a grelha ‘DS Wings’, uma grelha verticalizada arvorando orgulhosamente o emblema DS.

Para sublimar o NUMÉRO 9 durante o desfile do Concurso de Elegância, a Marca associou-se ao costureiro Eymeric François. A modelo que desfilará ao lado deste concept ostentará, na ocasião, um vestido plissado, ornado de galões em couro, saído da sua colecção «Coutures Vampires». Há 15 anos que este criador francês se atreve a construir um universo onírico, feérico e barroco, ao serviço de uma elegância contemporânea e intemporal. A sua abordagem junta-se à da marca DS, nesta procura constante de equilíbrio entre tradição e modernidade, avant-garde e inovação, requinte e elegância.

CELEBRAÇÃO DOS 60 ANOS DS EM CHANTILLY

Esta segunda edição do «Chantilly Arts & Élégance Richard Mille» é também a ocasião para a marca DS dar continuidade aos festejos em torno dos 60 anos do DS original. Os visitantes poderão, assim, descobrir no recinto do Domaine de Chantilly e a dois passos do seu Castelo, uma exposição ligando a história desta grande dama do mundo automóvel francês com a Marca DS de hoje. Saídos do Conservatoire Citroën, os desenhos de estilo e maquetes, raramente mostrados publicamente, farão a alegria dos entusiastas. Estes poderão aí admirar, entre outros, o «Hippopotame», a primeira maquete de um DS realizada em 1949, ou a maquete Ovni, apresentada em 1955 na nave do Grand Palais, por ocasião do Salão Automóvel de Paris desse ano.

Com o precioso apoio do SM Club de France e de diversos coleccionadores, mais de uma vintena de DS e SM de época estarão igualmente expostos, ao lado de modelos da actual gama DS. Destaque-se a edição limitada ‘1955’ que ali estará em evidência, propostas especiais do DS 3, DS 4 e do Novo DS 5 e que se distinguem tanto pela sua tonalidade Bleu Encre, como por um nível de equipamento repleto de requinte e de atenção aos detalhes. Bancos em couro pleine fleur, jantes em liga leve com os centros de roda gold mat, capas dos retrovisores exteriores com gravação DS e elementos de personalização «60 anos 1955» constituem a marca distinta desta edição exclusiva.

E AINDA…

A marca DS foi, igualmente, o Carro Oficial do «Chantilly Arts & Élégance Richard Mille». São cerca de 20 unidades do Novo DS 5 a assegurar os transfers tanto de personalidades convidadas para o evento, como de elementos da organização.

Finalmente, para os entusiastas da DS ou para os amantes da estética, todos poderão deixar-se seduzir por objectos da gama DS Lifestyle, tais como o Saco DS 48H em pele de veado pleine fleur, comercializado pela DS Boutique. Instalada a dois passos do Castelo, está proporá, ainda toda uma série de objectos relacionados, como o livro «DS toujours d’avant-garde», da autoria da Marca em homenagem ao DS histórico, bem como de diversas miniaturas.