Uma boa experiência com Seat Leon X-PERIENCE

seat

No fim de semana que passámos nas Termas de Monfortinho, utilizámos um novo modelo da família SEAT,  o Leon X-PERIENCE.

Antes de passarmos as características do veículo, damos a nossa opinião na óptica do utilizador. Para além do design interior muito elegante e funcional, na viagem que teve algumas situações climatéricas difíceis, tivemos a experiência da segurança na condução e na aderência à estrada. No domingo houve um aumento de chuva e mesmo sob este tempo agressivo, o veiculo garantiu-nos uma viagem segura.

O novo membro da gama de familiares compactos Leon que une a versatilidade da carrinha ST à tração integral e a um estilo único e inconfundível. Reunindo desenho, função e a mais sofisticada tecnologia, o novo Leon X-PERIENCE é mais emocional e, simultaneamente, prático e funcional em qualquer situação. A gama de motores TDI e TSI, que chega aos 184 CV, associa o elevado rendimento e eficiência ao sofisticado sistema de tração 4×4 de última geração e aos amplos sistemas de ajuda à condução, garantindo assim padrões de dinâmica e de segurança excepcionais.
A variante X-PERIENCE completa a bem sucedida família do novo Leon, que nasceu conta com cinco portas, o desportivo SC de três portas, a espaçosa carrinha ST, e sem esquecer os marcantes desportivos de alta performance CUPRA.
“O novo Leon X-PERIENCE acrescenta uma nova dimensão à nossa gama de produtos: é um automóvel muito mais emocional, com um desenho robusto, funcional e elegante que transmite a nossa abertura a novos conceitos de segurança e utilidade. Reflete um espírito jovem, mas sem perder o sentido prático da vida.” Diz Jürgen Stackmann, presidente da SEAT S.A. “O Leon X- PERIENCE encaixa perfeitamente com a SEAT. Faz parte da nossa próxima estratégia de marca e alargará o consolidado sucesso da gama Leon.”
O Leon X-PERIENCE baseia-se no Leon ST, com o qual partilha o aplaudido desenho, excecional dinâmica e versatilidade diária. Com a tração integral controlada pela rigorosa eletrónica, suspensão independente nas quatro rodas, três centímetros adicionais na distância ao solo, interior exclusivo e visual exterior aventureiro, o X-PERIENCE garante uma personalidade e uma dinâmica única.

Como no Leon ST, o perfil do novo X-PERIENCE tem proporções equilibradas entre as superfícies metálicas e as áreas de vidro, ou seja a proporção entre as janelas e a área maciça da carroçaria
é de um terço para dois terços. Esta relação de equilíbrio sublinha a elegância com um porte sólido da carrinha. O ângulo ligeiramente convergente das janelas traseiras aumenta a sensação de espaço interior. E visto do interior, o teto panorâmico opcional, proporciona uma maior amplitude do espaço no habitáculo. O arco suave das barras no tejadilho, fornecidas de série, reforça o carácter dinâmico e, simultaneamente, engrandece a sensação de volume da bagageira.

O SEAT Leon X-PERIENCE surpreende também no espaço interior. A bagageira mantém intactas as suas enormes dimensões e qualidades funcionais, contando com 587 litros em volume de carga, que podem ser ampliados até aos 1470 litros rebatendo as costas do banco posterior. E a capacidade de carga ainda pode ser maior, já que deitando o banco do passageiro passa a ser possível acomodar obstáculos com até 2,5 metros de comprimento.

Herdados do Leon ST existem igualmente outros elementos funcionais que merecem destaque, como o rebatimento dos bancos traseiros a partir da bagageira através do sistema Easy Folding; os práticos ganchos para pendurar pequenos sacos, ajudando a manter arrumado o compartimento de carga; ou ainda o fundo duplo da bagageira que torna extremamente fácil as operações de carga e descarga.

Os acabamentos do habitáculo no Leon X-PERIENCE garantem-lhe um lugar de destaque na gama Leon, com detalhes não apenas elegantes e desportivos, mas também específicos e nitidamente inspirados em tons de aventura, com tonalidades marcantes. Os revestimentos incluídos de série seguem a combinação forte de tonalidades negras e cinzentas e, em alternativa, disponibiliza-se a combinação do castanho Alcantara ou a pele negra. A assinatura aventureira sai reforçada com os pespontos em cor-de-laranja nos assentos, no volante e na alavanca da caixa de velocidades, e fica finalizada como a assinatura X-PERIENCE nas ilhargas das portas e no volante.

Os mais subtis detalhes recortam o elevado nível de acabamentos no SEAT Leon X-PERIENCE: as generosas saídas de ventilação, os controlos da climatização de perceção imediata e principalmente os acabamentos em alto-relevo, com todas as superfícies revestidas por superfícies suaves ao tato, o que reforça a sensação de qualidade.

Por outro lado, os grandes círculos do painel de instrumentos garantem fácil leitura e têm a informação complementada pelo ecrã informativo incluído de série e no qual é possível conhecer o consumo ponderado de combustível, a distância percorrida e as velocidades médias. Consoante a versão de equipamento, também pode exibir as indicações e funções do sistema de navegação e dos periféricos auxiliares do condutor como as funções de telemóvel com ligação por Bluetooth.

A funcionalidade do X-PERIENCE confirma-se com soluções desenhadas e pensadas desde o início. Há cerca de uma dúzia de espaços de arrumação e mais cinco compartimentos fechados, e estão por todo o habitáculo: nas portas, na consola central e entre ou à frente dos bancos dianteiros. E acrescente-se um grande compartimento na consola central, muito favorável aos gestos quotidianos para guardar os objetos de uso diário como as chaves ou o telemóvel.

Os bancos dianteiros desenvolvidos para o Leon X-PERIENCE assumem uma postura naturalmente baixa e desportiva, mas as amplas regulações permitem torna-los confortavelmente à medida de todas as estaturas. Os assentos garantem apoio ao corpo nos momentos de condução mais desportiva e conforto nas viagens mais longas. Isto foi conseguido com o desenho mais apurado dos contornos dos bancos e também com o melhoramento do desempenho em carga das qualidades elásticas dos assentos, formado por espuma moldada a frio. chassis garante um elevado equilíbrio no comportamento dinâmico. As molas da suspensão foram selecionadas para suavizarem todas as irregularidades do caminho, enquanto a direção assegura precisão na trajetória e boa transmissão de informação das rodas para o volante.

Comparado com o Leon ST, o chassis do X-PERIENCE ganha uma distância livre ao solo de mais 27 mm para enfrentar os terrenos mais difíceis. O eixo dianteiro recorre à comprovada arquitetura MacPherson. Com elementos vitais em colocação concêntrica, responde de forma muito controlada e rápida às instruções do volante. Atrás, a configuração da suspensão recorre à sofisticada solução multibraço, com quatro ligações por roda que conseguem repartir e diferenciar as forças de apoio longitudinal das laterais. As molas estão separadas dos amortecedores, o que permite maior amplitude na afinação da suspensão. Em complemento, o sistema de travagem do novo SEAT Leon X-PERIENCE responde com eficácia em qualquer circunstância.