Diários do Douro – Quinta do Pôpa

D.R.QuintaDoPopa_ALMOÇOS VINICOS QPNo passado fim de semana, o Gentleman’s Journal participou numa viagem fantástica por algumas quintas do Douro e experimentou os seus vinhos e produtos.

Para enfrentar um  calor tórrido, começamos na sexta-feira por experimentar o novo conceito da Quinta do Pôpa, um wine brunch. A quinta é um local cheio de charme com uma vista que nos faz perder todo o stress e experimentar a calma da visão das vinhas e socalcos. Muito bem recebidos pelos dois irmãos, Stéphane e Vanessa Ferreira, que sustêm o sonho do seu avó Francisco Ferreira (Pôpa), experimentamos vinhos e o brunch.

Devemos dizer que de todos os vinhos, óptimos por sinal, temos de destacar o segundo vinho branco a ser servido, que podem ver na seguinte imagem.

Se a ideia de pequeno-almoço reforçado e tardio inclui vinho como bebida ideal, a proposta que a Quinta do Pôpa vai lançar no dia 01 de Julho é quase irrecusável. Um brunch em pleno Douro Vinhateiro e com uma deslumbrante vista sobre o rio é o novo desafio dos irmãos Stéphane e Vanessa Ferreira, mentores deste dinâmico e jovem projecto duriense.

O programa, criado para um mínimo de dez pessoas, começa com uma visita guiada aos meandros da Quinta do Pôpa, onde os visitantes poderão tomar contacto com as técnicas de produção utilizadas na indústria e com as gentes dedicadas que fazem do Douro uma região vinícola de renome mundial. A recepção é feita na varanda da Quinta do Pôpa, seguindo-se a visita à adega, sala de cascos, garrafeira e sala de provas. A vinha é contemplada no final, antes de irem para a mesa ou depois do ‘Pôpa Wine Brunch’; o cliente decide!

Sempre em ambiente de informalidade, ideal para a vivência de um dia descontraído, o programa ‘Pôpa Wine Brunch’ inclui, tal como o nome indica, um brunch vínico, com um menu sazonal sugerido pelo chef e composto por iguarias doces e salgadas. Crostini de requeijão com manjericão e mel ou espargos grelhados com presunto são apenas duas iguarias de um menu composto por produtos “Da Quinta”, “Do Verão”, “Do Fumeiro” e “Doçaria”. Indispensáveis são os tradicionais queijos e enchidos do Douro e os vinhos da Quinta do Pôpa, aos quais se juntam sumos de uva e laranja, água e café. Tudo com uma vista deslumbrante sobre o Douro e os seus socalcos.

Com um preço de € 38,00 por pessoa, o ‘Pôpa Wine Brunch’ é apenas um de vários programas de enoturismo disponibilizados pela Quinta do Pôpa – visitas e provas, workshops, almoços vínicos, o famoso ‘Pôpa Pic-Nic’ ou uma imensa variedade de opções que o serviço ‘Pôpa Douro Concièrge’ pode organizar à medida de cada cliente –, numa quinta que desde Abril se orgulha de ser pet friendly, um local onde ser amante de vinhos e gostar de animais não são conceitos antagónicos.

Pôpa Wine Brunch

Preço: € 38,00 por pessoa (para grupos a partir de 10 pessoas)

Reserva: obrigatória e com antecedência mínima de 8 dias

Contactos: rita@quintadopopa.com ou 924 382 643

Exemplo de Ementa ‘Pôpa Wine Brunch’

(as ementas são ajustadas em função do chef e dos produtos da época)

Da Quinta

Frutos secos

Azeite, azeitonas,

Fruta laminada, compotas e marmelada

De Verão

Crostini de requeijão com manjericão e mel

Tortilha de espargos e ervas

Mini filete de robalo em cama de espuma

Do Fumeiro

Crostini de alheira e grelos

Espargos grelhados com presunto

Doçaria

Pêra e requeijão em ‘Pôpa Vinho Tinto Doce’

Tarde de maçã com creme de baunilha

Para beber

Selecção de vinhos da Quinta do Pôpa

Sumo de uva e laranja, água e café