10 anos de um relógio robusto

Quando este relógio apareceu há dez anos, já a imagem que fiquei dele foi de um relógio robusto e de grande qualidade. Lembro-me de pegar nele e sentir confiança. Assim, este ano, para celebrar o aniversário deste  modelo icónico, a Bell & Ross apresenta o “BR 01 10th Anniversary”, uma peça exclusiva com edição de 500 exemplares.

Concebido em homenagem ao modelo original, o “BR 01 10th Anniversary” mantém-se fiel ao BR 01 de 2005, mas é produzido recorrendo às técnicas e aos materiais high-tech da actualidade.

Na sua constante procura pela excelência, a Bell & Ross retrabalhou a cerâmica high-tech nas suas oficinas suíças e desenvolveu um processo de fabrico específico, que aumenta as qualidades intrínsecas deste material quase imune a riscos, agradável de usar, suave ao toque e termorregulado, adaptando-se de imediato ao calor corporal.

A simplicidade deste relógio comemorativo esconde uma concepção sofisticada ao serviço da legibilidade: a forma dos ponteiros é semelhante à dos de um altímetro; o tipo dos números é idêntico ao dos contadores de bordo analógicos (Isonorm); o mostrador estampado coloca em relevo os números e indexes decalcados; os ponteiros e os indexes, cobertos por um revestimento fotoluminescente branco (superluminova®), contrastam com o preto do mostrador pintado, proporcionando uma melhor legibilidade de noite e de dia.

O mostrador ostenta o emblema “10th Anniversary”, como assinatura deste modelo de aniversário exclusivo. De robustez comprovada e com tratamento anti-reflexo, o vidro é de safira, um material de alta resistência.

Os quatro parafusos nos quatro cantos da caixa também fazem eco das origens aeronáuticas do BR 01, retomando o sistema de fixação facial dos instrumentos de bordo nos cockpits dos aviões. Funcionais, os quatro parafusos destinam-se a fixar a tampa sobre a caixa e asseguram uma óptima performance do relógio até 100 metros.

10 ANOS DE UM ÍCONE

Em 2005, o BR 01 nasce de uma ideia simples: fazer de um relógio de bordo de avião o melhor dos relógios de aviação, fiável, funcional, legível e preciso. Passando, como que por magia, “do cockpit para o pulso”, o BR 01 desafia os códigos estéticos da relojoaria contemporânea.

Desde então, a Bell & Ross desenvolveu mais de 150 modelos e perto de cinquenta séries limitadas deste relógio quadrado que, com o tempo, se tornou uma autêntica plataforma de criação relojoeira (turbilhão, turbilhão-temporizador, reserva de marcha, esqueleto, grande data, GMT, cronógrafo) e de inovação conceptual (Flight Instruments, Heritage, Phantom, Tête de Mort, B-Rocket).