Que exercício físico fazer quando estamos com problemas de coluna?

Hoje venho vos falar de um problema que afecta uma grande maioria da população mundial, a coluna.

Somos muitas vezes surpreendidos com episódios de dores cervicais, dorsais e mais frequentemente lombares. Estas situações podem derivar de inúmeros factores, tais como genética, posturas incorretas, sedentarismo ou acidentes. Os sintomas mais comuns são dores ou dormência em um ou mais membros superiores ou inferiores, contraturas musculares, descontrolo da bexiga ou intestinos, ou em casos mais extremos paralesia temporária.

Cerca de 90% dos casos de patologías da coluna, podem ser resolvidos e recuperados através do treino de força. No entantoquantas vezes ouvimos dizer “o médico mandou-me parar”, “só posso fazer piscina, hidroginastica e natação”. Esta é a minha realidade!

Fui desafiado a escrever para desmistificar um pouco esta situação, e para iniciar lanço apenas uma pergunta a qual pode responder a si mesmo ou partilhar na nossa página de Facebook do Virgin Active.

” Vivemos num meio aquático? Então porquê treinar só dentro de água? ”

A primeira necessidade após o trauma é reduzir a dor para que o indivíduo comece o mais cedo possível o seu treino de musculação. Esse trabalho deverá consistir no fortalecimento muscular local e global de sua sustentação postural.

Obviamente, antes de se iniciar o treino, terá  que ser realizada uma avaliação funcional e postural para analisar todos os desiquilibrios, adaptações e encurtamentos musculares que possam existir.

Após  essa avaliação  iniciar-se-a o processo de treino.

EXERCÍCIOS DE MUSCULAÇÃO – A seleção e evolução dos exercícios será extremamente pessoal, pois dependerá de lastro prévio em relação ao treinamento da musculação, extensão da lesão e/ou formas de terapias adotadas com o indivíduo após o herniamento. O foco principal será o fortalecimento da musculatura vertebral em conjunto com os demais estabilizadores do segmento afetado.

Por exemplo, como as hérnias mais comuns são localizadas nos discos lombares, pode-se partir do mais simples exercício de sustentação isométrica da coluna evoluindo até o mais complexo exercício de levantamento terra, embora dando atenção à musculatura de sustentação do Core.

Durante a execução de todo e qualquer exercício deve-se evitar uma postura de retroversão da bacia, a qual deverá ser mantida em posição neutra o tempo todo. Essa tendência à retroversão da bacia  é facilmente observável nos exercícios de Leg Press e  Supino quando se colocam os pés sobre o banco, e uma enorme variedade de exercícios na posição sentado. Cabe ao personal trainer observar e corrigir atentamente a sustentação do bom alinhamento da coluna vertebral.

Com o passar do tempo e a completa ausência de sintomas por parte do indivíduo, pode-se começar a explorar novos ângulos e sentidos de movimento de maneira a recuperar a funcionalidade completa da coluna.Nuno Mendes

Nuno Mendes

Virgin Active Personal Trainer

nuno.mendes.pt@virginactive.pt