Uma cozinha de ouro

Na simplicade das linhas claras e elegantes de Cristina Santos Silva habita uma cozinha de ouro, que fomos experimentar esta semana. Fomos, de facto degustar com muito prazer, uma série de pratos donde realçamos as pizzas; uma massa deliciosa que quase nos impede de parar.

Tanka Sapkota o Chef nepalês que aprendeu a arte da cozinha italiana na pátria das pizzas, culmina um longo e intenso percurso de aprendizagem, trabalho e pesquisa com a abertura duma pizzaria em Lisboa que é um templo único dum prato que Nápoles lançou para o mundo.

Para a consagração da pizza, o Chef Sapkota foi levado a construir no local um forno a preceito e forrado a ouro – cujos componentes vieram de Nápoles – e a compor um vasto menu de pizzas com os ingredientes portugueses e italianos mais avalizados e verdadeiramente originais. É o único forno do género construído no local, ao contrário dos outros importados em série e é um dos dois únicos no mundo forrado a ouro, a par de outro que se encontra em Nova Iorque.

Para acolher essa obra prima, Tanka Sapkota convidou a arquitecta e decoradora Cristina Santos Silva que criou um ambiente luminoso, como se o sol entrasse em permanência na Pizzaria. Uma colecção de pratos de Siena e marcadores que reproduzem os motivos coloridos dessa faianças iluminam ainda mais o ambiente econtribuem para fazer da pizza “o sol no prato”.

No Menu da FORNO D’ORO as pizzas multiplicam-se, ora tradicionais de raiz napolitana, ora com a achega da alma lusitana – com ingredientes tão nacionais quanto a morcela de Monchique, o requeijão de ovelha, a alheira, o paio de porco preto ou o bacalhau fumado, entre outros. Estrela maior é a pizza que condiz com o forno, de burrata e folha de ouro! Outra estrela da ementa é também a vitela branca cozida a baixa temperatura, como só o Chef Sapkota sabe fazê-lo em Lisboa. De salientar que o proprietário e Chef da FORNO D’ORO dá cartas há vários anos no Restaurante COME PRIMA, também em Lisboa, um lugar de culto para os apreciadores da autêntica gastronomia italiana.

Três anos de pesquisa levam à abertura da FORNO D’ORO que se afirma como “a autêntica pizzaria em Lisboa” e que, como nenhuma outra, faz jus ao prato de alta cozinha mais popular de todos!

FORNO D’ORO

Aberto todos os dias

Almoço 12h – 15h

Jantar 19h – 23h

Tel. 213879944

Rua Artilharia Um, 16, Lisboa