Vinho com um travo a responsabilidade social

EsporaoAgenda2015

Esporão reúne responsabilidade social e ambiental num projecto de design, que transporta a cultura do produtor, do vinho e do Alentejo, e resulta da reutilização de desperdícios provenientes da sua actividade, cuidadosamente transformados pelas mãos de reclusos e utentes da oficina de reinserção do GAF*.

As agendas corporativas do Esporão, produtor de vinhos e azeites do Alentejo e Douro, para ao ano que se avizinha, 2015, transportam muito para além da identidade do Esporão. Madalena Martins, designer das agendas, viajou até ao Alentejo para absorver a cultura e valores da região e do Esporão, transportando toda a essência assimilada para este projecto. O objectivo foi o de criar uma agenda acrescentando valor e relevância, aliando a criatividade à responsabilidade social e ambiental, dando assim seguimento aos valores pelos quais se rege o Esporão.

Um projecto que culmina e reúne uma identidade, a do Esporão, mas que conta muitas histórias. Histórias que envolvem pessoas, as quais imprimiram uma nova alma ao objecto criado. Um projecto que conjugou a responsabilidade ambiental, através da utilização de desperdícios de materiais provenientes da actividade do produtor, e a responsabilidade social, integrando pessoas em reclusão, trazendo-lhes uma nova dinâmica e contacto com o universo exterior, proporcionando-lhes ao mesmo tempo a aprendizagem de um novo ofício.

Sobras de rótulos, jornais Esporão, antigos catálogos de produto, ementas do restaurante da Herdade do Esporão, entre outros materiais, revestem as capas das agendas, desenhando um padrão da manta alentejana, criando assim grafismos únicos com retalhos de histórias. Cada agenda é numerada e cada uma é distinta das outras, já que o trabalho é manual e único, uma edição limitada a 300 unidades.

São agendas e ainda lápis, que o Esporão irá oferecer aos seus clientes e parceiros (nacionais e internacionais, já que a marca está em mais de 50 países). Vai ainda disponibilizar na loja do enoturismo da Herdade do Esporão, por onde passam cerca de 30.000 pessoas por ano, uma quantidade muito reduzida deste materiais criados, para venda aos visitantes que quiserem contribuir para o projecto.

PVP

Agendas: 13,55 €

Lápis: 0,87 €