Um paraíso com produtos celestiais

Um paraíso com produtos celestiais

Projectos que reabilitam o nosso país, as suas zonas e produtos são sempre necessários. Sem dúvida, que esta é a fase mais importante para o fazer; na Villa Pedra encontramos tanto um local para descansar como artigos da nossa tradição alimentar. Vamos descobrir uma aposta forte  e que merece a nossa atenção.

A antiga Aldeia de Cima, numa das encostas da Serra do Sicó, bem no centro de Portugal, ganha vida a cada ano que passa. Depois de ter estado abandonada 80 anos, esta localidade rural está transformada numa zona de lazer construída de raiz por um grupo de empreendedores que se apaixonaram pela sua beleza natural e que souberam preservar a traça urbanística e arquitectónica recorrendo a materiais de construção originais.

Em cerca de 10 anos nasceram sete casas, decoradas com peças vintage e recicladas, pensadas para receber quem procura o descanso, o silêncio e a privacidade que a cidade já não oferece.

A cerca de hora e meia de Lisboa e a hora e meia do Porto, a Aldeia de Cima é o refúgio perfeito para levar desfrutar dos pequenos prazeres que o campo oferece em família, com os amigos ou namorar.

Villa Pedra é a escolha certa para quem gosta, e precisa, de preservar a sua privacidade de olhares indiscretos.

Uma das atrações desta aldeia rural reside na qualidade da gastronomia que o restaurante A Cozinha oferece aos seus hóspedes através da confecção de pratos típicos da região e também do país, valorizados pelos produtos biológicos cultivados nos terrenos da aldeia e pelos agricultores das redondezas incentivados pelo brio e visão dos mentores deste projecto.

A economia local devido ao desinteresse das populações locais derivado de uma forçosa desertificação do campo para as cidades, começa a ganhar uma nova dinâmica.

E porquê? Porque Villa Pedra valoriza o produto caseiro e tradicional, como a produção de queijos de cabra, o azeite (cinco qualidades diferentes), o vinho (branco e tinto), espumante (branco e rosé), o mel, as especiarias (alecrim, louro, orégãos, erva Santa Maria, também conhecido por tomilho selvagem, verduras e frutos como o tomate). Parte destes produtos provêm do esforço e investimento da própria Villa Pedra que está a apostar na mão de obra local especializada, promovendo a produção local evitando o êxodo da população para o estrangeiro ou as cidades portuguesas.

O vinho tinto Reserva Villa Pedra é um produto local vencedor. Desde 2012 que ganha prémios nacionais e internacionais, conquistando medalhas de bronze, prata e ouro.

A qualidade deve-se à fertilidade das terras produzindo vinhos encorpados e extremamente aromáticos numa exposição predominantemente Nascente/Sul.

Pela proximidade geográfica da Bairrada esta região adoptou a casta baga como rainha das uvas tintas. Depois de um campo de ensaio em 2004, foi replantada uma parte da exploração introduzindo castas de uvas tintas Touriga Nacional, Tinta Roriz, bastardo e Shiraz. Mantiveram-se as castas de uva branca Fernão Pires e Arinto e plantados encepamentos de Sauvignon Blanc, Chardonnay e Moscatel de Alexandria.

Os produtos Villa Pedra são já uma presença obrigatória, em particular os vinhos, em alguns dos mais prestigiados restaurantes portugueses – Gigi (Algarve), Aqui há Peixe (Chiado, Lisboa), Olivier (Lisboa) e na mercearia gourmet Deli Delux (Lisboa).

 

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Um paraíso com produtos celestiais

bookmark_border

mais em Lifestyle

Um relógio em homenagem a um trabalho de vida

a redireccionar em 10 segundos