Surf e Portugal – uma ligação de futuro

Nicolau Von Rupp_FSBArrel03_Peralta_RF_Finalle_v2A relação entre Portugal e os desportos de mar é algo a incentivar cada vez;  seremos nós tão esquecidos da nossa relação entre mar e portugueses? Agora, não será por caravelas mas pela vida desportiva, profissional ou amadora, que atrai um número considerável de fãs do mundo inteiro.
Sinal disso é a première de amanhã, 16 de Dezembro, às 19:00 horas no Cinema São Jorge, em Lisboa: uma grande noite do surf europeu contemporâneo.
A première mundial da My Road Series, uma série de documentários realizados pela dupla Dinis e Gustavo, tendo como protagonista o jovem surfista português Nicolau von Rupp.
E porque é que esta ocasião reveste-se de tamanha importância? Porque Nicolau é neste momento, e com toda a justiça, o surfista europeu com maior mediatismo internacional. Num desporto onde os grandes feitos extracompetição contribuem tanto ou mais para a reputação de um surfista quanto as conquistas competitivas, von Rupp tem sabido traçar o seu caminho através de uma estrada que o leva a percorrer de forma incessante o planeta em busca das mais temidas e desafiantes ondas dos sete mares, ao mesmo tempo que contribui para a criação da identidade do novo surfista europeu: multicultural, poliglota, interessado e muito talentoso.
UM ANO NA ESTRADA EM BOA COMPANHIA
Ao longo dos quatro documentários informais que compõem a My Road Series, Nic leva-nos até aos principais palcos do surf mundial, descrevendo não só a vida de um surfista profissional, mas tentando também perceber qual a posição que os europeus ocupam presentemente na estrutura surf mundial.
Contando com a participação dos grandes surfistas portugueses da atualidade, como Tiago Pires, Vasco Ribeiro, Frederico Morais, José Ferreira e Filipe Jervis, o primeiro episódio da My Road Series, intitulado One City — From Lisbon to Los Angeles, traça um paralelo entre a capital portuguesa e a capital mundial do surf, investigando os seus pontos comuns e diferenças. Como vive um surfista profissional? Qual o espaço que ocupam os europeus na indústria internacional do surf?
Em One City, ficamos a conhecer Nic von Rupp e a forma como vive um surfista profissional em Lisboa só para, a partir de LA, percebermos que “viver deslocado” faz parte da condição de qualquer surfista profissional, e que no meio de uma vida em permanente deslocação existe sempre a necessidade de uma cidade a que se possa chamar de “casa”. Será Lisboa um bom “lar” para um surfista profissional? Será Lisboa a próxima capital do surf europeu?
My Road Series retrata um ano preenchido com viagens a volta do mundo, em busca das melhores ondas, sempre recebido e conduzido pelas pessoas locais que, mais do que excelentes surfistas e contadores de histórias, acabam por ser excelentes amigos.
O espírito do surf, um caminho para recordar.
A noite de 16 de Dezembro irá contar com a presença de Nicolau e dos companheiros de estrada acima mencionados, que estarão disponíveis para entrevistas aos media, autógrafos e fotografias.
PRÉMIOS PARA TODOS OS GOSTOS
Nicolau von Rupp irá promover uma série de passatempos e give-aways através dos quais irá distribuir uma grande quantidade de prémios espetaculares. Para participar os interessados devem tornar-se fãs de Nicolau na sua página de atleta no Facebook, confirmar a presença amanhã no São Jorge, e manterem-se atentos aos desafios e ofertas. Há imensos prémios para distribuir que irão fazer as delícias de todas os fãs de surf e principalmente, de todos os fãs do Nicolau.

Nic Von Rupp’s : MY ROAD SERIES | Teaser from Nic von Rupp on Vimeo.