Agenda Cultural 11.12.2014

Pastiche Foto Rui PalmaPASTICHE

Dança

Direcção e criação artística: Luiz Antunes e Sérgio Diogo Matias

Interpretação: Flora Détraz, Luís Guerra e Sérgio Diogo Matias

Pastiche pretende fazer uma revisitação dos últimos 20 anos da dança contemporânea portuguesa: “Parece-nos importante uma pesquisa e a formulação de uma análise no corpo da herança coreográfica portuguesa. Numa época antecedida por uma produção artística divergente e variada, num ambiente vertiginoso e de mudança, é pertinente repensar e assinalar o que foi dito, o que se tem dito e o que se poderá dizer”.

O espectáculo apresenta uma selecção de algumas “frases coreográficas” das obras mais emblemáticas do conjunto de coreógrafos selecionados, como por exemplo, Tânia Carvalho, Victor Hugo Pontes, Vera Mantero, Olga Roriz, Clara Andermatt ou Tiago Guedes.

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=7II8pnXRi-k

Clube Estefânia, 24A – Rua Alexandre Braga

Reservas: 213 465 117 – 13 e 14 de Dezembro, às 21h

Oficina Irmaos MarquesO LUGAR DAS COISAS QUE JÁ FORAM

Exposição

“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”

A Oficina Irmãos Marques inaugurou há poucos dias o seu novo atelier, celebrando a data com a exposição “O lugar das coisas que já foram”.

A exposição é constituída por peças dos irmãos e artistas plásticos Gezo Marques e Bete Marques. As peças apresentadas são diversas, desde mobiliário reinventado, pintura em diversos suportes, painéis e, talvez a peça mais icónica, a intervenção com lascas e recortes em madeira num cavalo em tamanho real.

Mas a ida à nova morada não se fica pela exposição, uma vez que a oficina é composta por 3 partes, digamos cabeça, tronco e membros. A parte conceptual da oficina (cabeça) é a galeria onde podemos ver a exposições. O tronco é o segundo espaço que consiste numa loja onde podemos encontrar objetos curiosos, algumas esculturas, ilustrações e óptimas prendas garimpadas em feiras com muito carinho e olhos de lince pela dupla. Finalmente, o terceiro espaço (os membros) corresponde à terceira sala do atelier onde as obras são materializadas e ganham corpo, onde literalmente o trabalho acontece.

A galeria pretende ser um espaço versátil, dinâmico onde outros artistas e eventos terão a oportunidade também de se apresentar.

Vídeo: http://vimeo.com/47251196

Oficina Irmãos Marques – Rua Luz Soriano, 71

4ª a Sábado das 10h às 18h Até 31 de Janeiro Entrada livre

GoldenGOLDEN

Dança

Festival Temps d’Images

Conceito: Tiago Cadete

Interpretação: Mariana Tengner Barros e Carlota Lagido

Golden junta duas gerações da dança contemporânea portuguesa: Mariana Tengner Barros e Carlota Lagido. Bailarinas que, nas suas afinidades performáticas, criam discursos particulares sobre a mulher e reposicionam o seu lugar de poder na afirmação de conteúdos coreográficos. É neste confronto com os seus universos subjectivos que se pretende criar um processo alquímico que revele um novo estado de criação para a duas interpretes.

O espectáculo emerge dos subterrâneos das bailarinas e transforma esses lugares em simulacros das suas imagens através de elementos multimédia. Golden é sobre a degradação do Self, um jogo de aparências, uma luta de egos.

São Luiz Teatro Municipal

Jardim de Inverno – 12 e 13 de Dezembro, às 23h30