Relógios para um Gentleman

Ontem foi apresentada na Torres Joalheiros na Avenida da Liberdade, a nova colecção da Rolex, Cellini, uma celebração contemporânea do estilo clássico e da elegância eterna dos relógios tradicionais.

Composta de doze modelos de inspiração clássica, esta nova colecção combina o melhor do know-how e das exigências de perfeição Rolex com uma abordagem que engrandece a herança da relojoaria em sua forma mais atemporal. As linhas são sóbrias e refinadas, os materiais nobres, os acabamentos luxuosos, cada detalhe foi elaborado em conformidade com os códigos da arte relojoeira. Mas essa nova colecção não é uma simples cópia de um passado idealizado. Assim como o Renascimento italiano – com um de seus artistas mais admirados, o ourives e escultor dos papas, Benvenuto Cellini, que inspirou o nome da colecção –, os modelos Cellini da Rolex constituem um retorno às origens do estilo clássico em uma reinterpretação em perfeita harmonia com seu tempo. Esses relógios pertencentes ao patrimônio relojoeiro da Rolex oferecem um paralelo evocativo dos melhores exemplos da arquitectura monumental contemporânea, cujo projecto grandioso é acompanhado de uma leitura do espaço e da presença de uma luz impregnada de modernidade surpreendente.

Os relógios Cellini libertaram-se, assim, de um certo formalismo do seu patrimônio para tornarem-se os guardiães refinados de um tempo luxuoso e rico em valores, reveladores de um estilo de vida autêntico.

A nova colecção Cellini celebra a tradição relojoeira na sua forma mais fascinante e emocionante. Aqui, a elegância e a nobreza são as regras absolutas. As caixas são unicamente em ouro 18 quilates, branco ou Everose, elaboradas pela Rolex na sua própria fundição.

Tradicionais por sua forma redonda e seu diâmetro clássico de 39 mm, distinguem-se pelas alças refinadas, acabamento totalmente polido e dupla luneta – uma arredondada e a outra com finas caneluras. Característica emblemática da Rolex, estas caneluras se encontram no fundo da caixa, rosqueado por meio desta e arredondado à moda antiga. A coroa, também rosqueada, revela uma forma ampliada que enfatiza a sua estética refinada.

Os mostradores possuem igualmente o know-how e tradição. São pintados ou decorados com um motivo clássico guilhochê “Rayon flammé de la gloire”, sobre fundo preto ou prateado, e decorados com apliques de ouro. A disposição dos mostradores revela diferentes funções, que determinam a variação da colecção em três famílias.

Os modelos Cellini Time são a expressão máxima da relojoaria clássica, guardiã das horas, minutos e segundos. Os modelos Cellini Date contêm uma função de ponteiro da data, tão útil quanto poética.

Finalmente, os modelos Cellini Dual Time exibem dois fusos horários simultaneamente, assim como um elegante indicador dia/noite em forma de sol e lua transitando numa abertura.

Todos os novos modelos Cellini são alimentados por um mecanismo mecânico de alta precisão com corda automática, Cronómetro certificado e inteiramente manufaturado pela Rolex. No mais puro estilo tradicional, com pulseiras em couro de aligátor pretas ou marrons brilhantes, rembordés e costuradas, e acompanhadas de um fecho afivelado em ouro 18 quilates – para a beleza do gesto de colocar o relógio como um gentleman.