Onde anda o Sangue Novo para Março de 2015? – ModaLisboa

sanguenovo

Depois do êxito das últimas apresentações do Sangue Novo na Lisboa Fashion Week, a ModaLisboa continua a sua aposta na descoberta e promoção de novos talentos da Moda Portuguesa.

As inscrições para a próxima edição do SANGUE NOVO, a realizar em MARÇO de 2015, integrada na MODALISBOA – LISBOA FASHION WEEK, decorrem até ao dia 22 DE DEZEMBRO DE 2014.

REGULAMENTO

1. Participantes
Todos os alunos portugueses finalistas de Cursos de Design de Moda de escolas nacionais ou internacionais e jovens designers de moda que já tenham terminado a sua formação e estejam actualmente a iniciar a sua marca. Os designers podem candidatar-se em nome individual ou em dupla.

2. Candidaturas
Cada candidato deverá entregar um projecto original desenvolvido especialmente para apresentar no Sangue Novo, de Homem e/ou Senhora, outono/inverno 2015/16. O projecto deverá ser apresentado em formato de portfólio, A3, encadernado, bem como em formato digital (CD ou DVD) e deverá compreender:
– Curriculum Vitae;
– Mood board e texto introdutório / conceito que apoie e fundamente o projecto (máximo de 600 caracteres com espaços);
– Ilustrações dos coordenados propostos: entre 6 e 10;
– Desenhos planos ou técnicos com todas as especificações necessárias para uma boa compreensão de cada peça;
– Breves memórias descritivas das peças;
– Paleta de cor e amostras dos materiais escolhidos;
– Comprovativo de frequência de uma escola de Design de Moda ou Certificado de Habilitações / Diploma;
– Contactos (nome, telefone, morada e e-mail);
– Um envelope para a Associação ModaLisboa proceder à devolução do projecto, devidamente endereçado e selado (conforme peso do projecto) e com as dimensões necessárias para o seu envio*.
* Os designers não selecionados que desejem levantar os seus projectos na Associação ModaLisboa, poderão fazê-lo, ficando assim dispensados de incluir o envelope.

DATA LIMITE DE ENTREGA DOS PROJECTOS: Os projectos deverão ser entregues na Associação ModaLisboa até às 17 horas do dia 22 DE DEZEMBRO DE 2014, ou enviados por correio, até à mesma data*, para:

ASSOCIAÇÃO MODALISBOA
Rua do Arsenal, 25
1100-038 Lisboa

*Só serão considerados os projectos que exibam selo com a data mencionada e que cheguem à Associação ModaLisboa, no máximo, a 23 de dezembro.

Os candidatos são responsáveis pela veracidade das informações enviadas, podendo, no caso de qualquer irregularidade, ser anulada a sua participação no Sangue Novo.

3. Selecção de Projectos
Após apreciação individual de cada projecto, ao nível de conceito, design, cores e matérias-primas, o júri – constituído pela presidente da Associação ModaLisboa, Eduarda Abbondanza, e outros profissionais do setor da Moda – apurará entre 8 e 10 projectos para a fase seguinte. Os candidatos selecionados serão contactados até ao dia 23 DE JANEIRO DE 2015.

4. Apresentação Pública
A apresentação pública dos projectos realizar-se-á no desfile SANGUE NOVO integrado na 44ª Edição da ModaLisboa – Lisboa Fashion Week, em MARÇO DE 2015. A Associação ModaLisboa assume as despesas relativas ao desfile – produção, casting, maquilhagem, cabelos – ficando a produção da colecção e respetivo styling a cargo de cada participante. A ModaLisboa realizará igualmente a promoção do Sangue Novo e dos seus participantes junto dos media nacionais e internacionais, profissionais do sector de moda e público em geral.

5. Presença no FashionClash
No âmbito da parceria de intercâmbio estabelecida entre a ModaLisboa e o FashionClash, um dos designers do Sangue Novo será convidado a apresentar o seu trabalho no reconhecido festival de moda holandês, que reúne talentos emergentes de todo o mundo.

No dia do desfile, elementos da organização do FashionClash iniciarão a recolha das informações que considerem necessária para a seleção do designer. Verificará se os coordenados entregues correspondem exatamente às propostas apresentadas em projecto em termos de design, materiais e cores e analisará também a execução técnica (modelagem, draping, acabamentos). O nome do designer selecionado será anunciado após o desfile. Sobre a decisão do FashionClash não haverá recurso.

6. Direitos de Autor
Os autores têm plenos direitos sobre a autoria dos seus projectos, sendo os seus proprietários legais. A ModaLisboa reserva-se, porém, no direito de utilizar fotografias, desenhos, imagens de vídeo e informação necessária para a comunicação e promoção do Sangue Novo, das colecções apresentadas e dos designers participantes.

7. Devolução dos Projectos
Os projectos selecionados para a 2ª fase ficarão na posse da organização até ao dia do desfile Sangue Novo como forma de apoio ao júri, pelo que os concorrentes deverão ter cópias dos mesmos.
Os projectos não seleccionados poderão ser levantados na Associação ModaLisboa ou serão devolvidos pelo correio desde que sejam entregues acompanhados de um envelope com as dimensões necessárias para o seu envio, devidamente endereçado e selado (conforme peso do projecto).

NOTA: Todas as questões não previstas neste regulamento serão objecto de apreciação e decisão do júri constituído.