Gentlemen’s Style by Leonor Poeiras

Leonor_Poeiras-11_1

Leonor Poeiras não necessita de apresentações! Uma figura nossa conhecida desde 2004 com o Fear Factor e que continua a dar a cara por vários projectos televisivos. O Gentleman’s Journal continua a procurar junto das senhoras, o estilo masculino. Como vêem a elegância do homem português e de um modo especial, no caso da Leonor, como se pode educar um rapaz para ser um gentleman.

No olhar de uma mulher o que faz um homem ser elegante?

Uma beleza permanente. Que vem de dentro e que ultrapassa o aspecto físico, as roupas que veste. Um homem elegante (no meu imaginário visual e pessoal) é alto, tem mãos de pianista e cruza as pernas uma sobre a outra.

Sendo mãe, como se educa um rapaz a ser um Gentleman?

Respeitando-o e ensinando-o a respeitar os outros. É a regra número um. Com respeito por nós e pelos outros, as discussões passam a ser conversas ponderadas, a irritabilidade que por vezes nos descontrola transforma-se em respirar fundo, os preconceitos ficam de lado, as desilusões são encaradas como aprendizagem. A segunda regra é apreciar com ele as coisas bonitas da vida:  natureza, histórias dos livros, música, lanches com amigos, sestas no verão, beijinhos de bom dia! Um Gentleman, para além de respeitar os outros é sensível e sabe apreciar a beleza dos detalhes.

Quais são os defeitos maiores no homem português, no que diz respeito ao vestuário?

Não vestem roupa do tamanho certo. Ou usam camisas e fatos muito grandes, com ombreiras fora do sítio – o que os faz ficar tortos – ou tshirts XXL que ficam mesmo mal e escondem o corpo todo – nem aos gorditos fica bem. Nas calças… há homens que ficam muito mal de skinny jeans. São na minha opinião, muito poucos, os que podem! E quanto às gravatas, enfim. Sou cúmplice do “keep it simple”, por isso abomino bonecadas, desenhos abstractos, cornucópias ultrapassadas. Sugiro sempre ou lisas ou com riscas ou com pintinhas – nunca jamais às bolas por favor. Isso é o Bataton.

Quando se fala em elegância masculina, tem algumas figuras de referência?

O fashion designer espanhol Baruc Corazón. Todo ele é sedutor, um charme! E toda a roupa que desenha, em particular as camisas, correspondem à imagem de um homem elegante, para mim.

E o realizador e actor francês de ascedência portuguesa, Rúben Alves. Que elegância de foto aquela de saltos altos! Adorei! Acho-o muito bonito. Imagino-o boa pessoa, sensível e respeitador. Lá está, um Gentleman.

Agora mais difícil, quais são as qualidades do homem português?

Falando dos homens que conheço, acho que sabem melhor o que querem. E não se contentam com menos. E acho que quando se apaixonam, aproveitam mais. Já não existe aquela pressão para casar e penso que isso ajuda a serem mais de viver o presente. O que é óptimo!

E pessoalmente, eu gosto que o homem português seja pouco vaidoso. Há qualquer coisa na pele a brilhar e na roupa super bem engomada e cheia de vincos, no cabelinho penteado ao milímetro, que me faz comichão.

Fotos de Carlos Ramos  cedidas pela Elite Lisbon.