Barbas por uma causa

Numa associação virtuosa, Brock Elbank juntou-se ao projecto This is Beard Season. Um projecto sem fins lucrativos que visa alertar para os riscos do melanoma. A missão do projecto This is Beard Season, liderado por Jimmy Niggles, é convencer o máximo de pessoas possível a fazer uma consulta de dermatologia, enquanto elemento preventivo para esta doença. Pode uma barba salvar uma vida?

Em 2014, estima-se que haverá 76.100 novos casos de melanoma nos Estados Unidos e 9.710 mortes por esta doença. Na Austrália, duas em cada três pessoas irá desenvolver cancro de pele em algum momento de suas vidas. Se o melanoma for reconhecido e tratado precocemente, é quase sempre curável. O grupo de risco do melanoma são sobretudo os homens com idades entre 18-45.

A historia começou porque um amigo do Jimmy Niggles morreu com um cancro de pele. Este facto foi o motor de todo este projecto e do grande empenho dele. http://www.beardseason.com/

O #PROJECT 60 do fotografo Brock Elbank vem dar um corpo artístico a esta campanha sob o lema:  Grow an epic beard. Get a skin check. Share it with the world. Com um só objectivo….ALERTAR as pessoas.

Foram fotografadas 60 barbas de todo o mundo (América, Austrália, Portugal, Espanha, Brasil, Itália…..) algumas famosas, como a do actor John Hurt, algumas com carácter muito exótico…como por exemplo um mulher sikh a quem cresce barba devido a doença nos ovários.Ou ainda um travesti, todas estas fotos foram feitas em casa do Brock Elbank, numa pequena vila nos arredores de Londres, num ambiente carismático e de uma enorme humanidade.

Agora está no ar  uma campanha de crowfunding com o objectivo de concretizar a exposição pública das 60 fotografias do PROJECT60 em Londres no ano de 2015 e a edicção de um Livro de arte (estilo Coffee Table BOOK) https://www.kickstarter.com/projects/jimmyniggles/project60

Esta ideia é que uma barba pode, de facto, salvar uma vida, a nossa ou as vidas dos nossos amigos. O projecto tem o patrocínio da Captain Fawcett, uma marca de produtos para a barba http://www.captainfawcett.com/ do Reino Unido

Testemunho na primeira pessoa

Francisco Cipriano fez parte deste projecto e deixa-nos o seu testemunho:

“Vi o projecto na internet, fiquei fascinado com a ideia e com a possibilidade de poder ajudar. Entrei em contacto com o fotógrafo Brock Elbank. Fiz uma “entrevista” por Skype. O Brock não procurava só barbas grandes! Mas sim personalidades que podem dar rosto ao projecto. Fiquei orgulhoso quando percebi que havia muita gente a ser recusada e que eu ia entrar, afinal eram só 60 tipos no mundo inteiro. Foi-me atribuído o número 28. Lá fui, comprei um bilhete de avião e fui para Londres. Foi uma experiencia fantástica na forma como fui recebido em casa e pela família do artista. Fiz a foto e ganhei um amigo.E assim apareço no projecto. Como em quase tudo na minha vida, quando quero mesmo corro atrás!”.