Agenda Cultural 30.10.2014

Alberto Casiraghy9000 formas da felicidade: as edições Pulcinoelefante

Exposição

Alberto Casiraghy é o mentor da editora Pulcinoelefante, criada em 1982 em Itália, ano em que saiu apenas o livro inaugural, Una Lirica. No ano seguinte foram lançados quatro livros, em 1984 sete, nove em 1985. Os primeiros dez anos viram nascer 236 Pulcini.

Desde 1992, em média, tem editado mais de um título a cada 24 horas… Os livros de Alberto consistem em quatro ou seis folhas de papel Hahnemühle, tamanho A4, dobradas em A5. Contêm um aforismo ou um pequeno poema impresso em caracteres móveis, e uma ilustração: uma impressão digital dos desenhos de Alberto, uma xilografia de Adriano Porazzi, águas-fortes, litografias, fotografias, colagens, desenhos e pinturas com todas as técnicas, ready-mades, esculturas, as intervenções mais variadas. As tiragens vão de 15 exemplares a 30 ou 35, numerados sequencialmente.

Portugal é uma presença antiga nas Edições Pulcinoelefante, com destaque para Fernando Pessoa, Manuel Alegre, Hélia Correia ou Vasco Graça Moura.

A Biblioteca Nacional de Portugal expõe um conjunto considerável de livros de Alberto Casiraghy. Fica bem patente que o seu amor ao próximo e à vida está traduzido nos milhares de livros Pulcinoelefante que fez e ajudou a fazer e espalhou pelo mundo.

Biblioteca Nacional de Portugal

Campo Grande, 83 Até 31 de Janeiro

Entrada livre

SAL Surf Lisbon FestivalSAL 2014 | SURF AT LISBON FILM FEST

Festival de Cinema

 

O SAL 2014 | Surf At Lisbon Film Fest está prestes a apresentar a sua terceira edição. A sessão oficial de abertura é marcada pela projeção do filme que mudou a cultura do surf nos anos 60, o “The Endless Summer” de Bruce Brown (na foto).

Fazem parte do programa filmes de surf independentes, de cineastas nacionais e internacionais. De destacar das produções nacionais “Papoa” de Pedro Patrocínio, “Algarve” de Pedro Henrique, e “A Onda do Cabo Raso” de António Silva.

Dos cineastas internacionais, realça-se “Beyond the Surface”, “Out in the Lineup”, “The Old the Young and the Sea”, “The Cradle of Storms”, “De Passage” e “Storm Surfers 3D” (primeiro filme de surf exibido em 3D em Portugal).

Informação adicional: http://www.surfatlisbonfilmfest.com/

Cinema São Jorge

Av. Liberdade, 175- 30 de Outubro a 2 de Novembro

Bilhetes a 4€

Antonio DacostaAntónio Dacosta 1914 | 2014

Exposição

Assinalando o centenário do nascimento de António Dacosta (1914-1990), esta exposição procura dar uma imagem de conjunto da obra deste artista juntando obras inéditas e menos conhecidas, num total de 135. Reúne documentação, ilustrações, bibliografia, iconografia, desenhos e apontamentos.

Combina núcleos perfeitamente demarcados no tempo, o Surrealista dos anos 40, ou os recomeços de 80, com outros em que diferentes tempos se cruzam. O percurso da exposição abre com uma evocação do coelho do livro “Alice no País das Maravilhas”, estudo concebido para o painel de azulejos que ocupa as paredes da plataforma e da zona superior de acesso da estação do Metro do Cais do Sodré (“Estou atrasado”), a última obra pública de Dacosta.

CAM – Centro de Arte Moderna

Gulbenkian

Até 25 de Janeiro

3ª a Domingo das 10h às 18h

Preço: 5€