Agenda Cultural 07.08.2014

“Gisberta” com Rita Ribeiro

TEATRO

 

GisbertaGisberta foi barbaramente assassinada no ano de 2006, na cidade do Porto, vítima da violência de 14 jovens internos de uma instituição católica. Rita Ribeiro interpreta a mãe da transexual, uma história ficcional, mas com contornos realistas. Esta interpretação valeu-lhe a nomeação para Melhor Actriz nos Globos de Ouro (Maio de 2014).

A peça consiste num monólogo em que ela vai relatando a um jornalista alguns factos da vida do “seu menino”, desde a infância até o momento em que parte do Brasil em busca do direito de ser vista e respeitada como mulher. Fala da sua dificuldade em aceitar a identidade de género do filho e das várias tentativas de o dissuadir, ainda na infância, a não seguir um caminho por ela e por muitos considerado “anti-natura”; fala da saudade que sente do “seu menino”; do arrependimento por tê-lo deixado partir…

Como já se sabe, a história não tem um final feliz. Após 3 dias de agressões físicas por parte dos pequenos delinquentes, Gisberta foi atirada ao fosso onde acabou por sucumbir. O laudo da autópsia determinou morte por afogamento.

Cinema São Jorge

Avenida da Liberdade, 175

Quinta a Sábado: 22h; Domingo: às 17h

Até 24 de Agosto

“O Respeito e a Disciplina que a tudo se impõe. Mobiliário para Edifícios Públicos em Portugal (1934-1974)”

EXPOSIÇÃO

 

MUDEA exposição apresentada no 2º piso do MUDE contribui para o desenvolvimento da história do design em Portugal, dando a conhecer a produção realizada, e ainda quase totalmente desconhecida, durante o Estado Novo.

Encontram-se em destaque obras, móveis, autores e fabricantes que contam os antecedentes e a emergência do design em Portugal e contribuem para a identificação de momentos de rutura e para a valorização dos seus protagonistas.

Uma parte das peças encontrava-se ainda em uso. São apresentadas no estado de conservação em que foram encontradas, sem qualquer operação de restauro. As marcas de uso, as cicatrizes, os remédios improvisados, revelam materiais e processos de construção que de outro modo não seriam visíveis.

MUDE

Rua Augusta

Terça a Domingo: 10h – 18h

Até 2 de Novembro

Entrada livre

Mostra de arte africana

 arte africana

Um dia de mostra da variedade cultural presente nos diversos grupos étnicos africanos, com várias bancas distribuídas por todo o Largo do Intendente, onde se podem encontrar os seguintes produtos: vestuário, calçado, bijuteria, artes plásticas, literatura, cd’s, fotografia.

22h: Ciclo AfrikPlay – Documentário A minha Banda e Eu

Largo do Intendente

9 de Agosto, Sábado: das 15h às 00h