Um relógio para uma grande figura – Jacques Cousteau

AQUATIMER CHRONOGRAPH EDITION EXPEDITION JACQUES-YVES COUSTEAUPara o seu filme “Os Dragões das Galápagos”, o mais conhecido dos pioneiros da exploração do mar, Jacques-Yves Cousteau, iniciou, em 1971, uma expedição a estas distantes ilhas no Pacífico. Não conseguiu somente sensacionais imagens subaquáticas das iguanas marinhas das Galápagos – descobriu também a sua secreta maneira de viver.

Gerações como a minha, foram influenciadas pela sede de saber destes grande homem; sábados eram dedicados a ouvir religiosamente o que ele nos contava dos oceanos, esse mundo escondido.

A IWC Schaffhausen dedica a esta grande e instrutiva viagem de exploração o relógio Aquatimer Cronógrafo Edição “Expedition Jacques-Yves Cousteau”.

A nova edição especial da IWC reconhece-se facilmente como uma típica edição “Cousteau”: o mostrador azul­-marinho com anel rotativo interior e o pequeno ponteiro dos segundos em vermelho coral no contador na posição das “9 horas” são uma homenagem à paixão que Cousteau teve pelos bancos de coral durante toda a sua vida. Com construção idêntica ao Aquatimer Cronógrafo, o cronógrafo em caixa de aço inoxidável dispõe de todas as características de um relógio para mergulhadores próprio para expedições.

O mecanismo recém-desenvolvido do anel rotativo exterior e interior com sistema SafeDive IWC contra desregulação por engano aumenta o benefício prático do relógio para mergulhadores, assim como a resistência à água que passa dos 12 para os 30 bar. A função do cronógrafo possibilita medições de tempos de paragem e de adição até doze horas, naturalmente também debaixo de água. Isto torna o relógio um valioso sistema de backup durante o mergulho, por exemplo, para medir o tempo de descompressão. A camada luminosa de Super-LumiNova® contribui para a excelente legibilidade debaixo de água na escuridão ou em más condições de visibilidade.

O relógio possui uma indica­ção dos dias da semana e da data. A gravura no fundo mostra “o comandante”, como era chamado Jacques­-Yves Cousteau, com o seu típico gorro de lã. O relógio é fornecido com uma bracelete preta de cauchu e está equi­pado com o novo sistema de troca rápida da bracelete da IWC. Isso faz com que a troca da bracelete de cauchu para a de aço inoxidável, opcionalmente disponível, possa ser feita comodamente em casa.

Desde 2004, a IWC é par­ceira da Cousteau Society, apoiando a organização na criação de zonas protegidas nos mares, as “Marine Protected Areas”. Isto é considerado o método mais eficaz para preservar o frágil mundo subaquático do excesso de pesca, pesca furtiva e destruição ambiental. Uma parte dos lucros das vendas de cada Aquatimer Cronógrafo Edição “Expedition Jacques-Yves Cousteau” destina-se à Cousteau Society, contribuindo para manter a herança do empenhado activista de protecção ambiental.

AQUATIMER CHRONOGRAPH EDITION EXPEDITION JACQUES-YVES COUSTEAU