Novo BMW i8 apresentado em Lisboa

Novo BMW i8 apresentado em Lisboa

BMW i8

Depois de ter sido apresentado no salão automóvel de Frankfurt no último trimestre de 2013, o dia 28 de Abril foi a data escolhida para a apresentação em solo português do novo BMW i8.

Nascido sob o lema “Born Electric”, o BMW i8 é um automóvel desportivo de 2+2 lugares e é um exemplo pioneiro do automobilismo sustentável.

A nova gama BMW i, lançada em 2011, representa o desenvolvimento de veículos visionários e serviços de mobilidade, um design inspirador e uma nova percepção do conceito Premium, fortemente definido pela sustentabilidade aplicada em toda a cadeia de valor.

Sendo o segundo modelo desta gama BMW i, após o lançamento do BMW i3, o BMW i8 é um veículo único no mundo dos automóveis de produção em série. O BMW i8 com BMW eDrive é o primeiro automóvel desportivo híbrido Plug-in que combina um motor a gasolina TwinPower Turbo de três cilindros e 1,5 litros com 231 cv e um motor eléctrico com 131 cv.

A potência combinada é de 362 cv, sendo que o automóvel pode ser impulsionado em modo totalmente eléctrico, com uma autonomia máxima de 35 quilómetros. O BMW i8 demora apenas 4,4 segundos dos 0 aos 100 km/h, com tracção integral, tendo uma média de consumo de combustível de 2,1 l/100 km e emissões de CO2 de um veículo utilitário (49g/km). Nenhum automóvel desportivo no mundo funciona de forma tão ecológica.

O BMW i8 foi concebido com base na arquitectura LifeDrive que é constituída pelo módulo Life (habitáculo em plástico reforçado com fibra de carbono – CFRP) e pelo módulo Drive (chassis em alumínio que alberga a suspensão e todos os elementos de propulsão). Esta arquitectura permite reduzir significativamente o peso do veículo (1.485 kg).

O início da produção em série do BMW i8 vai acontecer já este mês, estando previstas para Junho as primeiras entregas a clientes. No entanto, a procura do BMW i8 já está a superar o volume de produção planeado para este período inicial.

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BMW eDrive: dinâmico, inovador e extremamente eficiente.

Este sistema híbrido Plug-in, desenvolvido pela BMW, inclui um motor a gasolina de 1.5 l de três cilindros e representa um novo patamar na estratégia de desenvolvimento BMW EfficientDynamics. A tecnologia BMW eDrive que equipa o BMW i8 consiste num motor eléctrico, numa bateria de iões de lítio e num sistema de gestão inteligente da energia. Esta tecnologia avançada, utilizada pela primeira vez num automóvel desportivo de produção em série, revela um enorme potencial dinâmico combinado com um consumo de combustível extremamente reduzido para um automóvel desportivo deste segmento.

A potência proveniente dos dois motores (eléctrico no eixo dianteiro e de combustão interna no eixo traseiro) é transmitida às quatro rodas, sem interrupções na alimentação. Com um débito de potência combinado de 362 cv, o BMW i8 revela uma performance digna de um desportivo: dos 0 – 100 km/h em 4,4 segundos, com uma velocidade máxima limitada electronicamente a 250 km/h. O BMW i8 pode ser impulsionado em modo totalmente eléctrico durante aproximadamente 35 km, e a bateria da versão híbrida Plug-in pode ser carregada de forma contínua pelo motor a gasolina de três cilindros durante a condução ou numa tomada convencional. Por conseguinte, durante viagens longas, o BMW i8 pode ser impulsionado em modo eléctrico em zonas urbanas, podendo a bateria ser recarregada em estrada aberta, em antecipação da próxima etapa da viagem de condução eléctrica.

À semelhança do BMW i3, o BMW i8 foi concebido com base na arquitectura LifeDrive que é constituída pelo módulo Life (habitáculo em plástico reforçado com fibra de carbono – CFRP) e pelo módulo Drive (chassis em alumínio que alberga a suspensão e todos os elementos de propulsão). Graças às vantagens desta tecnologia e à gestão inteligente da energia, o BMW i8 beneficia de um comportamento de eleição em estrada. Este desportivo com tecnologia híbrida Plug-in tem um comportamento em estrada absolutamente neutro, facilitador e previsível até aos limites, que, em parte, se deve à combinação entre o baixo peso do veículo (1.485 kg), o baixo centro de gravidade e a distribuição ideal de peso nos eixos dianteiro/traseiro de 50/50.

Também o sistema de gestão inteligente da energia desempenha uma função essencial no BMW i8: aquando da entrada do veículo numa curva, toda a potência de tracção é encaminhada para as rodas traseiras, não sendo, desta forma, as rodas dianteiras afectadas pelo efeito binário na direcção, possibilitando a transmissão perfeita da potência e um comportamento preciso da direcção. Durante a aceleração à saída da curva, após a passagem pelo vértice, o motor eléctrico posicionado no eixo dianteiro é novamente activado. A consequente tração integral permite ao BMW i8 sair da curva com potência e estabilidade optimizadas.

Desta forma, o automóvel combina as vantagens da tração às rodas dianteiras, da tração às rodas traseiras e da tracção integral, recorrendo à configuração dinamicamente mais vantajosa face às diferentes situações. A gestão inteligente da energia garante ainda a máxima recuperação da mesma, consoante o piso e o tipo de condução, sem sacrificar os níveis de dinâmica e estabilidade, permitindo ao automóvel excelentes níveis de recuperação, inclusivamente em condições de aderência reduzida, tais como chuva ou neve. Em termos globais, o BMW i8 representa um veículo com tracção verdadeiramente integral.

O BMW i8 é o primeiro carro de produção em série do mundo com faróis a laser. Estes faróis são cerca de 30 por cento mais eficientes em termos de consumo de energia do que os faróis de LED e fornecem uma iluminação em estrada consideravelmente mais intensa, com o dobro do alcance dos faróis LED (aprox. 600 metros).

360º Electric

À semelhança do que acontece com o BMW i3, este segundo modelo da gama BMW i do BMW Group, integra, também ele, o novo conceito de mobilidade que coloca ao dispor do condutor o leque de serviços 360º Electric.

A bateria de iões de lítio que alimenta o motor eléctrico é recarregada durante a condução nos modos COMFORT, ECO PRO ou SPORT, através da recuperação de energia e, se necessário, através do motor a gasolina de três cilindros. Isto traduz-se numa capacidade permanente da bateria de alta tensão para fornecer a quantidade mínima de energia necessária para beneficiar das vantagens da condução híbrida do BMW i8.

A bateria de alta tensão pode igualmente ser recarregada a partir de uma fonte de alimentação externa, de modo a garantir uma autonomia máxima de 35 km para uma deslocação com base em condução eléctrica.

O BMW i8 tem ao dispor diferentes modalidades de carregamento, podendo ser carregado de forma simples e rápida. Quer em casa ou no escritório, através da Wallbox BMW i ou de uma tomada convencional de 220 V; quer em viagem, com o cartão personalizado ChargeNow – cartão que proporciona aos clientes BMW i o acesso à infraestrutura pública de carregamento eléctrico (p. ex.: MOBI.E).

BMW ConnectedDrive

Através do cartão SIM integrado no veículo e dos Serviços ConnectedDrive que equipam o BMW i8, os condutores podem beneficiar da gama completa de serviços e aplicações BMW ConnectedDrive, que incluem soluções especificamente concebidas para a tecnologia de tracção BMW eDrive que potenciam a experiência de condução do BMW i8.

Caso seja necessário, o sistema de navegação selecciona um percurso particularmente económico e disponibiliza sugestões de condução para economizar energia de modo a maximizar a autonomia durante a condução em modo eDrive, que permite conduzir o veículo impulsionado unicamente pelo motor elétrico.

A aplicação BMW i Remote permite aos condutores do BMW i8 verificar o estado do seu veículo, incluindo o estado da carga e a autonomia disponível, assim como gerir inúmeras funções através do Smartphone. A aplicação pode ainda ser utilizada para controlar o processo de carregamento e permitir aos condutores escolher o horário em que pretendem efectuar o carregamento. Adicionalmente, a aplicação BMW i Remote permite aos condutores seleccionar um endereço de destino e um posto de carregamento disponível através do telemóvel, transmitindo as informações ao veículo.

A análise de eficiência é um componente particularmente interessante que permite aos condutores controlar o seu estilo de condução. No final da viagem, os condutores podem comparar, de forma anónima, a sua performance com a de outros condutores do BMW i8, recebendo posteriormente sugestões que permitem economizar ainda mais energia e optimizar o seu estilo de condução.

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