Prémio para Projecto Luso da CM de Paredes

Prémio para Projecto Luso da CM de Paredes

Art_on_Chairs (1)O Art on Chairs, uma iniciativa da Câmara Municipal de Paredes para promover nacional e internacionalmente a indústria de mobiliário local, foi hoje anunciado como o grande vencedor dos Prémios RegioStars 2014.

A distinção entregue ao final da tarde desta segunda-feira, numa cerimónia que teve lugar no Palácio das Artes, em Bruxelas, é uma espécie de “Óscar” para os melhores projectos confinanciados por fundos comunitários.

Promovidos pela Comissão Europeia, os Prémios RegioStars têm como principal objectivo identificar as boas práticas nas políticas públicas de desenvolvimento regional e destacar os projectos mais originais e inspiradores no conjunto dos 28 Estados Membros.

Este é já o segundo ano consecutivo que Portugal e a Região Norte conquistam o palco europeu nesta competição, depois da vitória do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) em 2013.

A candidatura do Art on Chairs aos RegioStars 2014 foi submetida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), que considerou o projecto da Câmara Municipal de Paredes um exemplo de boas práticas na aplicação de fundos estruturais, ao ser capaz de revitalizar a indústria tradicional de mobiliário pela incorporação de design e inovação.

Após a apresentação e defesa do projecto em Bruxelas, em julho do ano passado, o Art on Chairs foi seleccionado por um júri independente para figurar entre o restrito grupo de seis finalistas aos RegioStars 2014.

A escolha do júri teve em conta, entre outros factores, o carácter inovador de cada projecto, assim como o seu impacto no respectivo território, nomeadamente ao nível do crescimento sustentado das suas empresas e criação de postos de trabalho.

Apesar da grande qualidade e valor dos projectos concorrentes – desde a Biblioteca Nacional Britânica, em Londres, até a um Cluster Tecnológico desenvolvido em parceria com os governos da Dinamarca, Suécia e Noruega – a verdade é que o Art on Chairs foi hoje publicamente anunciado como o grande vencedor dos RegioStars 2014, sendo unanimemente considerado pelo júri como o projecto mais inovador e inspirador em toda a União Europeia.

“É uma honra e um motivo de grande orgulho recebermos este prestigiado prémio da Comissão Europeia. Ele significa o reconhecimento da aposta destemida e ambiciosa do Município de Paredes para projetar a sua principal indústria, potenciando o seu desenvolvimento económico de uma forma inovadora e criativa, em linha com a estratégia Europa 2020”, afirmou Celso Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Paredes.

“Acima de tudo, este é um justo e merecido prémio para as empresas de mobiliário de Paredes, que souberam transformar as adversidades do momento actual em oportunidades futuras de valor acrescentado”, acrescentou o autarca.

Tal como consta do regulamento deste Prémio, o vencedor dos RegioStars 2014 será agora destacado pela Comissão Europeia como um exemplo de boas práticas nas políticas públicas de desenvolvimento regional, sendo divulgado internacionalmente como o projecto europeu mais inovador.

“O Art on Chairs é um magnífico exemplo da aplicação de fundos estruturais no apoio ao desenvolvimento regional e do recurso à inovação nas artes ditas tradicionais”, elogiou Emídio Gomes, presidente da CCDR-N, após a cerimónia desta segunda-feira.

“É de projectos como este que a indústria nacional necessita para promover a sua internacionalização e expandir o valor da marca portuguesa”, admitiu aquele responsável.

Recorde-se que o setor do mobiliário, que tem no concelho de Paredes o seu principal produtor a nível nacional, registou em 2013 um crescimento de 11% face ao ano anterior, atingindo um volume de facturação recorde de 1,4 mil milhões de euros. Cerca de 86% deste valor (1,2 mil milhões de euros) corresponde a exportações para 138 países.

SOBRE O ART ON CHAIRS
Iniciativa da Câmara Municipal de Paredes para promover e valorizar a sua principal indústria, o Art on Chairs teve a sua primeira edição em 2012, constituindo-se, logo no seu ano de estreia, como um dos mais originais e inovadores eventos de criatividade, design e inovação a nível internacional.

Traduzido num alargado programa de exposições, concursos, residências, conferências e workshops, envolvendo universidades, escolas e empresas locais, o evento partiu da cadeira como objecto icónico e representativo do principal sector de actividade do concelho.

Explorando o design como factor de valorização e competitividade da indústria, estimulando a relação entre a comunidade criativa e o tecido industrial, o Art on Chairs teve o mérito de reacender o espírito empreendedor local, potenciando novas oportunidades de negócio num contexto económico difícil.

Mais do que uma mera exposição de cadeiras, o Art on Chairs marcou um ponto de viragem num território que era já conhecido pela qualidade dos seus produtos e pela competência das suas empresas, mas que hoje tem a legítima ambição de se reposicionar como um centro de excelência internacional no design de mobiliário.

OS NÚMEROS DO SUCESSO
Durante os 66 dias em que esteve patente na cidade de Paredes, a exposição internacional Art on Chairs recebeu 65.426 visitantes e apresentou 76 projectos inéditos, fruto do trabalho de mais de 100 designers e 35 empresas de mobiliário de Paredes.

OS PARCEIROS
O sucesso do Art on Chairs deve-se também ao conhecimento, experiência e força criativa oferecida pelas instituições de Ensino Superior e Institutos de Investigação envolvidas no projecto, casos da Universidade de Aveiro, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos (ESAD) e Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID ).

APOIO DE PERSONALIDADES CIMEIRAS
O Art on Chairs conquistou igualmente o apoio de figuras de relevo mundial dos mais diversos quadrantes da sociedade – da música ao desporto, da política à literatura. Aníbal Cavaco Silva, José Ramos-Horta, Cristiano Ronaldo, José Mourinho, Manoel de Oliveira, Eduardo Souto Moura, Mia Couto, Mariza, Maria Bethânia, Luciano Benetton e Zalmäi foram as 11 personalidades em que se inspiraram 11 designers para realizar as 11 cadeiras da iniciativa DUETS.

RESPONSABILIDADE SOCIAL
Uma das dimensões mais interessantes do DUETS foi a sua associação ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. Sublinhando o cariz humanitário deste projecto, as 11 cadeiras do DUETS foram leiloadas pela prestigiada Christie’s no final de 2012. Os 111.500 euros angariados reverteram integralmente para projectos educacionais do ACNUR em África, beneficiando directamente 3.700 crianças refugiadas da guerra na Síria.

2ª EDIÇÃO ESTÁ EM MARCHA
O Art on Chairs está de volta em 2014, realizando-se em Paredes e Lisboa, com passagens por Beijing, Dubai e Milão. A edição deste ano visa resultados ainda mais incisivos, estando claramente orientada para a criação de negócios em mercados estratégicos e para a produção de peças de mobiliário no segmento de luxo. O programa iniciou-se já este mês de Março com o lançamento de dois concursos.

Acompanhe o desenvolvimento destas iniciativas em www.artonchairs.com.

Duets_Jose_Mourinho Duets_Luciano_Benetton

Art_on_Chairs (2) Art_on_Chairs

 

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Prémio para Projecto Luso da CM de Paredes

bookmark_border

mais em Culture

O verão será uma Viagem com HE Mango

a redireccionar em 10 segundos