Guia prático para fazer uma escultura básica de madeira

Claire de Santa Coloma , Guia prático para fazer uma escultura básica de madeira, 2013_LOW

De 24 de Janeiro até 15 de Março, podemos descobrir na 3+1 ARTE CONTEMPORÂNEA  a segunda exposição de Claire de Santa Coloma (Argentina, 1983) neste espaço.

Vale a pena visitar e observar pela originalidade das peças, pois na exposição, a artista apresenta um conjunto de trabalhos em madeira que analisam o processo formal de fazer escultura. A série de obras individuais  complementa-se de um guia prático para fazer escultura que funciona enquanto manifesto, delineando a aproximação arquetípica da artista no processo de execução.

Esta generosidade da artista na partilha do conhecimento deste processo criativo e nas formas que atravessam o equilíbrio que, tanto as obras como o guia, procuram realizar, convidam a explorar o material, a maneira como as obras foram feitas, e as possíveis alternativas para essas estruturas.

O conjunto de trabalhos presentes na exposição preocupa-se com o labor e o emprego do tempo. Claire de Santa Coloma propõe, deliberadamente, fazer uso do tempo aplicando este método de criação e divulgar conscientemente os sistemas envolvidos.

Nas palavras de Pedro Faro: “No interior da Galeria: 12 esculturas de madeira, com diferentes formas, talhadas a partir de diferentes troncos ou qualidades de madeira – nogueira, azinheira@ -, dispostas sobre plintos reaproveitados, de diferentes tamanhos, com diferentes alturas, configuram uma intrigante composição sobre o fazer escultura. Numa prateleira, um manual escrito pela artista – “Guia Práctica Para Hacer Una Escultura Básica de Madera” – sistematiza um processo de trabalho que, utopicamente, e de uma forma essencial, se torna acessível a qualquer pessoa que queira fazer uma escultura, na lógica de uma cultura ou forma de pensar projectual. E, aqui, neste contexto, o “querer” e o “fazer” são palavras determinantes. Expondo a sua experiência pessoal, as suas fragilidades, a sua forma de ultrapassar diferentes obstáculos, Claire de Santa Coloma procura demonstrar que o que procuramos idealmente não está à venda, não é comercializado, e que a Arte pode resultar de uma situação dependente daquilo que existe naturalmente na natureza, das relações pessoais que estabelecemos, do nosso corpo, da luz natural, de ferramentas elementares e, sobretudo, da nossa vontade milenar de “fazer” (faber)…”

3+1 ARTE CONTEMPORÂNEA

Rua António Maria Cardoso, 31 (Chiado)

www.3m1arte.com