Gentlemen’s Talks – Manuel Arnaut

Gentlemen’s Talks – Manuel Arnaut

Manuel Arnaut

Para ficarmos bem informados do que é necessário para um homem ser elegante, o melhor é perguntar a quem sabe e trabalha com moda masculina. O Gentleman’s Journal procurou Manuel Arnaut, editor da GQ Portugal e colocou algumas questões. Percebemos que a elegância, de facto, é um estar na vida.
1. O que faz um homem ser elegante?

À primeira vista, ter uma figura esguia e o guarda-roupa certo pode ajudar a ter uma aparência elegante. No entanto, e por muito cliché que possa parecer, acredito que a verdadeira elegância está na forma como nos comportamos e relacionamos com os outros. Um cartão de agradecimento na altura certa, uma delicadeza para com o próximo… Se a elegância estivesse apenas ligada à moda teríamos de partir do princípio de que todos os “bem vestidos” seriam elegantes, quando sabemos que não é bem assim.

2. Quais são as peças imprescindíveis no guarda-roupa masculino?

Acredito que os clássicos são sempre os imprescindíveis, especialmente em relação aos homens. Um bom fato azul, cinzento ou preto, a camisa branca, o trench coat, sapatos Oxford… Além disso, mais vale pouco e bom do que muito e de má qualidade.

3. Tem role models na elegância masculina? Figuras que o inspirem?

Uma referência histórica, uma contemporânea e uma pessoal. Beau Brummell por trazer à moda masculina o lado mais criativo do Dandy. Tom Ford por tornar o guarda-roupa clássico e de qualidade em algo sexy. E o meu avô, sempre impecável em qualquer situação e dia da semana, com os seus fatos à medida.

4.Em Portugal, o que falta aos homens para terem um cuidado maior pela sua aparência?

Eu diria que criatividade, vontade de arriscar e de absorver informação de moda. Apesar do panorama estar a mudar, acredito que também graças ao contributo da GQ que, todos os meses, leva o melhor do estilo aos homens portugueses, parece que ainda vivemos em dois extremos: ou o super fashion do Chiado ou os yuppies de fatos de corte duvidoso da Avenida da Liberdade.

5. Já que estamos a pensar no verão, quais são as peças chave para o homem?

Falando de tendências, e não nos básicos de sempre, sugiro a aposta num fato azul e em peças em azul Klein. O cabedal é também uma tendência muito forte para o próximo verão (e será também no inverno seguinte). Looks totais em branco, riscas e padrões florais foram também uma constante nas passerelles. E porque não apostar em moda portuguesa? Será o verão de (quase todas) as possibilidades e tudo ficará ainda melhor com uma atitude sorridente e optimista perante a vida. A moda também serve para isso.

 

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Gentlemen’s Talks – Manuel Arnaut

bookmark_border

mais em Gentlemen's Talks

DIESEL CAMPANHA PRIMAVERA VERÃO 2014

a redireccionar em 10 segundos