Design Lab Electrolux 2013

Design Lab Electrolux 2013

10342502684_29cc80a8f7_b

Como iremos realizar no futuro as tarefas domésticas ? Aspiradores  com mini-robôts voadores, paredes que se expandem e que filtram o ar, impressoras 3D de alimentos são apenas algumas das visões do Design Lab Electrolux, que se prepara agora para o 11 º ano consecutivo. O conceito de robô voador “Mab” recebeu o primeiro prémio no final do Design Lab no Museu Fotografiska em Estocolmo, Suécia.

O conceito vencedor, por Adrian Perez Zapata, da Colômbia, é um sistema de limpeza automática composta por centenas de mini-robôs voadores. Os robôs limpam as superfícies ao tocá-las com uma gota de água. “Mab” primeiro varre a casa, determina as áreas a limpar e envia os mini-robôs voadores que aspiram as sujidades existentes.

“Estava no jardim da universidade, quando observei o vôo controlado das abelhas a uma flor, como por magia vemos os enxames de abelhas a trabalhar em conjunto”, disse Adrian Perez Zapata. “O meu conceito “Mab” requer apenas uma curta configuração inicial para funcionar de forma autónoma, para que possa chegar ao final do dia a casa e ver um conjunto de mini-robôs voadores que limpam de forma independente. Isso significa que pode sentar-se, relaxar e observar, com grande espanto a “Mab” e as suas pequenas  ‘fadas do lar’ a trabalhar de forma autónoma e como que por magia “.

“O conceito vencedor deste ano renova a ideia de como olhamos para um robô, vendo-o não como uma unidade que imita uma pessoa, mas sim como algo inspirado numa lógica mágica com esforços colaborativos da natureza e da inteligência do grupo”, disse Stefano Marzano, Responsável do Departamento de Design e Presidente do Júri. “O “Mab” é um conceito inovador que pode ser relevante para minimizar os esforços das limpezas diárias dos consumidores, bem como das empresas, maximizando os resultados”.

9783413651_50dd59cf09_b

 

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Design Lab Electrolux 2013

bookmark_border

mais em Lifestyle

Um Natal cheio de brilho para ela e para ele

a redireccionar em 10 segundos