Café Lisboa – Novo espaço Avillez

O café Lisboa do chef José Avillez. foto- paulo barata 2013

José Avillez apresenta o seu novo espaço, Café Lisboa, com uma localização única: está inserido no Teatro Nacional de São Carlos. “Além de bonito, o Largo de São Carlos é inspirador. É aqui que está o Teatro Nacional de São Carlos que, com mais de duzentos anos, é o único teatro português dedicado à ópera. Curiosamente, também foi neste largo que nasceu Fernando Pessoa, grande poeta português, por quem tenho especial admiração”, afirmou José Avillez.

Se por um lado o Café Lisboa traz à memória o charme dos antigos cafés, por outro transporta-nos para a Lisboa de hoje. O Café Lisboa conta com dois espaços: uma sala no interior do Teatro, que recuperou o charme deste extraordinário edifício do final do século XVIII, e uma magnífica e simpática esplanada onde apetece estar.

O Café Lisboa está aberto todos os dias, das 12h à 01h. Aqui é possível almoçar, jantar, petiscar ou beber um copo, a qualquer hora. “O Café Lisboa pretende adaptar-se ao ritmo dos que vivem na cidade e dos que a visitam. Por isso, no Café Lisboa é possível petiscar, beber um copo ou tomar uma refeição a qualquer hora – almoçar às 12h ou 17h ou jantar às 18h ou à meia-noite, por exemplo. O Café Lisboa também pretende ser uma opção para quem janta no Cantinho do Avillez ou na Pizzaria Lisboa e, de seguida, quer continuar a conversa, beber qualquer coisa e estar mais tempo com os amigos”, explicou José Avillez. A Carta de Bar contou a consultoria de Dave Palethorpe, responsável pelo cocktail bar Cinco Lounge. Nesta carta destacam-se os cocktails criados especialmente para o Café Lisboa, como é exemplo o Costa do Castelo, o D. Antónia (homenagem à Senhora D. Antónia Adelaide Ferreira), o Pomar (homenagem a Júlio Pomar), entre outros.

O café Lisboa do chef José Avillez.foto- paulo barata 2013

No Café Lisboa é possível experimentar alguns sabores bem tradicionais (Bacalhau à Brás com “Azeitonas Explosivas”, Arroz de Pato com Couve Lombarda, Croquetes de Novilho com Arroz de Tomate…) e outros que se inspiram na fusão de culturas da cidade. Os Bifes têm especial destaque, mas há muitas outras opções. O Café Lisboa também tem disponível uma carta “Fora d’Horas” com petiscos, salgados, pregos e tostas variadas, sendo de destacar duas especialidades: os Pastéis Lisboa desde 1147 – irresistíveis pastéis de massa tenra que prestam homenagem à cidade e os Pastéis de Nata – deliciosos pastéis de nata, servidos quentes, preparados de acordo com a receita do chef José Avillez. Os Pastéis de Nata Café Lisboa também podem ser pedidos ao balcão, a qualquer hora, para levar.

A partir do conceito proposto por José Avillez, Ana Anahory e Felipa Almeida (Atelier AnahoryAlmeida – www.anahoryalmeida.com), recuperaram o ambiente original da sala que está inserida no Teatro e criaram uma esplanada única e confortável. O Café Lisboa contou com a colaboração de diversos artistas portugueses, entre os quais se destaca Joana Vasconcelos, artista plástica de renome internacional, que emprestou uma peça da sua colecção pessoal: Traviata. A peça Traviata (Faiança Rafael Bordalo Pinheiro pintada com vidrado cerâmico, renda em croché dos Açores) está exposta na sala do Café Lisboa.

Café Lisboa
Tel + 351 21 191 44 98
Teatro Nacional de São Carlos
Largo de São Carlos, 23
1200-410 Lisboa
www.cafelisboa.pt

 

[sfoursquare uid=53902528 vid=522635fa11d22e733a3432d0]