OITOEMPONTO surpreende no Porto – Portarossa

FAD#029 0123_130609

Inspirada pelo sentimento cool de Little Italy, a OITOEMPONTO revitaliza um espaço, outrora esquecido, que agora se transformou na recentemente inaugurada pizzaria Portarossa, situada na Rua Côrte Real nr. 289, e que pertence a um dos bairros mais antigos e emblemáticos da cidade, a Foz.

Este espaço acolhedor idealizado por Jacques Bec e Artur Miranda, abre-se primeiro numa esplanada através de um enorme e basculante portão vermelho, imagem de marca deste espaço, e razão de ser do nome Portarossa. O portão fora modernizado pela OITOEMPONTO, fornecendo dupla visibilidade ao seu magnânimo logótipo iluminado, tornando-o visível tanto na rua como no interior do restaurante. O pavimento em madeira da esplanada ladeada pelo original e portentoso muro de pedra, é adornado pelo aroma dos arbustos de alecrim que acompanham o muro e animam a disposição das elegantes mesas e cadeiras brancas metálicas, contrastando com o verde caqui das paredes e toldos pretos.

FAD#048_90123_130610

O interior fora projectado para ser um organismo vivo e citadino, onde as suas diferentes salas se interligam e, através das enormes portadas, se partilha um aprazível e comunicativo ambiente com o exterior. A sala principal assenta num escuro soalho castanho, permitindo que fortaleça o laranja vívido das cadeiras Surpil, datadas de 1929 e desenhadas por Julien-Henri Porché e das mesas com tampos de pedra mármore travertino desenhadas pela OITOEMPONTO. Os infindáveis sofás em pele micro perfurada, também da autoria da OITOEMPONTO, percorrem as paredes brancas de tijolo, e evidenciam os expressivos candeeiros resgatados da década de 30, estes da prestigiada Lampe Gras.

FAD#148 90123_130610

Ao fundo, a sala é divida por uma enorme estrutura de vidro, suportada por um ladrilhado de ferro, e que serve de manuscrito do menú e de inusitadas mensagens. A estante cinza escura que preenche parcialmente a parede alberga os indispensáveis utensílios do restaurante, não podendo faltar obviamente, il vino rosso… Nesta área reservada, encontra-se o forno a lenha, cujas paredes revestidas a azulejo biselado cor de musgo lhe conferem a sua natural e moderna atmosfera mediterrânica.

FAD#206 7890_130610

Não menos impressionante é a área dos lavabos. As paredes revestidas a pedra mármore travertino resinado enaltecem o belíssimo papel de parede com folhas de kêntias e monsteras vigorosamente desenhadas em tons de caqui. Os espelhos, tão simples, tão magníficos, desenhados por Jacques Adnet na década de 30, sobressaem nas suas molduras de couro castanho. Sobejamente projectado pela OITOEMPONTO, Portarossa revela-se num espaço simples e dinâmico, concebido para ser um local de convívio sem horas marcadas e onde a cidade não tem territórios.