Gucci Museo acolhe Joana Vasconcelos

image001

O Gucci Museo tem o prazer de apresentar Joana Vasconcelos como a quarta exposição de arte contemporânea de peças em empréstimo da Pinault Collection, com agradecimento a M. François Pinault. Curadoria de Francesca Amfitheatrof.

O Museo tem o orgulho de apresentar os seguintes trabalhos exemplares: Coração Independente Vermelho (2008), Psycho (2010), Lavoisier (2011) e Hand Made (2008).

A arte de Joana Vasconcelos caracteriza-se pela descontextualização do familiar – sejam objetos de casa, colheres de plástico ou ícones nacionais – e pela desconstrução da forma como identificamos, particularmente o género, classe e nacionalidade. Existe uma corrente política no trabalho de Joana Vasconcelos: a revolução de 1974 e a cultura patriarcal e asfixiante dos anos de Salazar formam o cenário e o contraponto para a sua reinvenção ferozmente energética da identidade Portuguesa, mais especificamente da identidade feminina.

Joana Vasconcelos herdou e assimilou a linguagem visual e temas do readymade de Duchamp; a pop art do consumo em massa de Warhol e Oldenburg; e as vozes feministas e subversivas, por vezes humorísticas, de Louise Bourgeois e Eva Hesse. Mais importante ainda, a artista incorpora técnicas tradicionais Portuguesas no seu trabalho, tais como o crochet, a filigrana e a cerâmica, tanto como prática, como também como tema histórico.

20 de Junho  – 15 de Dezembro 2013

Gucci Museo –  10, Piazza della Signoria – Florence

Horário: sete dias por semana das 10h00 às 20h00

Entrada: 6 euros com 50% da venda de cada bilhete a reverter a favor da Cidade de Florença para a preservação e restauro dos tesouros artísticos da cidade.

Recepção do Museu: + 39 055 759233027 –  Website: www.guccimuseo.com