ARX arquivo/archive – CCB

arxarchive

Em 1993, inaugurava o Centro Cultural de Belém uma pequena exposição, denominada Realidade-Real, integrando o então prometedor atelier ARX Portugal. Passados 20 anos, a exposição ARX arquivo/archive vem justificar essa aposta, na altura não isenta de risco, numa prática portuguesa emergente.
Esta exposição mostra que essa aposta deu e continua a dar frutos. A actividade dos irmãos Nuno e José Mateus tem marcado a arquitectura portuguesa, evidenciando uma constante acutilância crítica e vontade experimental. A sua singularidade emerge da exploração intensiva do projecto arquitectónico. Mas o projecto é, para a ARX Portugal, mais do que a resolução de um programa, a expressão de uma técnica e a integração num lugar. É, no essencial, uma nova forma de prática arquitectónica, assente na resposta criativa a um determinado contexto físico e social. Manifesta-se por isso nas próprias estratégias projectuais e nos processos de formalização arquitectónica, informados por uma abertura inquiridora ao mundo e experimentados, quase obsessivamente, sobre a matéria física e tridimensional da maqueta. A força das obras da ARX Portugal reside, precisamente, nessa investigação do potencial do projecto arquitectónico.
ARX arquivo/archive é uma exposição centrada na construção de um arquivo. Um arquivo que se constitui, dando-se a ver, mostrando-se. Proporciona, assim, a experiência de habitar este arquivo, com as suas formas surpreendentes de referenciação e classificação do processo arquitectónico. Daí o convocar das figuras arquivísticas do Atlas, Gabinete de Curiosidades e Cinema.

ARXARQ

GARAGEM SUL – EXPOSIÇÕES DE ARQUITECTURA | ARX arquivo/archive 

Luís Santiago Baptista Curadoria

De Terça a Domingo | Encerra à segunda-feira
Das 10h00 às 18h00
Entrada pelo Jardim das Oliveiras
Preço 2€