Gentlemen’s Talks – Paulo Ribeiro

PAULO RIBEIRO 2011- BY FOTOGRAFO MARIO PRINCIPE

Director do Canal Fashion TV em Portugal, Paulo Ribeiro falou com o Gentleman’s Journal sobre a elegância masculina e os desafios aos homens portugueses, durante a ModaLisboa.

1. O que faz um homem ser elegante?

A sua imagem visual em conjunto com a sua personalidade no relacionamento com os outros e o prazer em se vestir. Hoje em dia, o dinheiro não faz um homem mais elegante, existe elegância para as possibilidades financeiras de cada um.

2. Quais são as peças imprescindiveis no guarda-roupa masculino?

Um blazer,  sem dúvida,nas cores básicas e de várias texturas e tecidos, muitas camisas e pólos de cores básicas. Um fato preto “fashion” é obrigatorio e um smoking com respectiva camisa e acessórios, sempre preparado para algum acontecimento em Portugal ou no estrangeiro.

3. Tem role models na elegância masculina? figuras que o inspirem?

Não propriamente, gosto de ver celebridades internacionais em geral que vestem fatos e blazers. O meu modelo de elegancia é tipo Pierce Brosnan, se assim se pode dizer.

4. O que falta ao homem português para ser mais elegante?

Acho para ser ainda mais elegante, ao homem português falta ser mais cosmopolita. Faltam mais revistas masculinas de moda & lifestyle com propostas. E, quando vai sair para um simples jantar ou “cocktail drink” tenha prazer em se vestir. Especialmente em Lisboa, os homens saem à noite com o mesmo look de qualquer dia da semana e eu acho que existe uma diferença.  A “regra” fora de Portugal é existir uma diferença e os homens portugueses cumprem-na quando estão no estrangeiro, porque não em Portugal também? Falta algum dress code em Lisboa “by night” em geral.

Photo cedida pelo próprio by Mário Príncipe