INTERIORES – 100 Anos Arquitectura em Portugal

ExpoINTERIORES-05_042

No MUDE, Museu do Design e da Moda, exposição dedicada aos 100 anos de criação multidisciplinar em ambientes arquitectónicos.

Dada a efemeridade dos mesmos, não só a seu tempo revelaram mais rapidamente o ar do tempo, como foram particularmente dados ao desaparecimento e a uma rápida e letal substituição.

Para além de uma perspectiva histórica consistente do Design e da Arquitectura dos Interiores Contemporâneos em Portugal, a exposição fornece uma visão abrangente da própria evolução industrial, convocando, para além do mobiliário, o vidro, a cerâmica, a porcelana, o design gráfico e de comunicação, os têxteis e a moda, bem como a própria Arquitectura e as Artes Visuais.

Esta mostra organiza-se em oito núcleos temáticos correspondentes ao percurso cronológico do século. Em cada um destes núcleos faz-se, por um lado, a reconstituição fotográfica e tridimensional de um espaço público arquétipo, devidamente acompanhada por documentação e objectos da época, e, por outro, a criação de um diorama de um espaço privado onde o público assume a posição de voyeur de um passado desaparecido. Por esta ocasião é editado um catálogo bilingue.

MUDE, Piso 2
21 de Dezembro 2012 a 28 de Abril 2013