O mês de maio de 1968 viu nascer um ícone

O mês de maio de 1968 marca o nascimento do Méhari e, também, o arranque da atividade daquele criador, pertencente a uma geração que calcorreava as ruas de Paris. Já maio de 2018 simboliza a colaboração entre estes dois talentos, sob o signo da revolução criativa que, desde sempre, impulsiona a Citroën e Jean-Charles de Castelbajac.

Um encontro natural e evidente, como sublinha Arnaud Belloni, Diretor de Marketing e Comunicação da marca Citroën: “O Méhari é um ícone da Citroën, um modelo nada convencional por excelência! Nasceu em maio de 1968 e, 50 anos depois, continua a ser a personificação da cultura pop francesa. Para celebrar este aniversário confiámos o seu herdeiro 100% elétrico a Jean-Charles de Castelbajac. O resultado final traduz-se num “Art Car” E-MEHARI repleto de alegria de viver. É o encontro de dois mundos simultaneamente criativos e revolucionários!”

Através deste “Art Car” único, Castelbajac tornou o novo Citroën E-MEHARI num símbolo da arte de viver “Made in France”, numa proposta otimista e pop, revelando traços de uma criatividade sem limites. Porque aqui é proibido proibir, o “Art Car E-MEHARI” desperta os espíritos criativos e mostra as duas razões de existir para Castelbajac : a arte e a moda.

Numa altura em que a geração mais jovem lutava nas ruas de Paris, em busca de mais liberdade, sob o célebre lema “Debaixo da calçada, a praia” (“Sous les pavés la plage”, no original), a Citroën desvendava, a 11 de maio de 1968, um modelo à frente do seu tempo: o Méhari.

Simples, polivalente e despretensioso, este atípico descapotável de cores pop, construído sobre uma plataforma do Dyane 6, caracterizava-se por uma carroçaria em plástico ABS, colorido na própria massa, numa proposta idealizada por Roland de La Poype. Este material engenhoso e leve – o Méhari não excedia os 525 kg de peso – assume qualquer forma, sendo inatacável pela corrosão, o que o tornava totalmente lavável a jatos de água e um aliado perfeito das zonas junto ao mar.

Outra vantagem era a sua elevada modularidade, com uma estrutura totalmente descapotável acima da zona de cintura, onde até o para-brisas se inclinava sobre o capot. Pensado para chegar a todo o lado, o seu chassis elevado conferia-lhe qualidades de condução sem precedentes. Em 1979 surgia uma versão 4X4 que permitia enfrentar zonas de inclinação até 60%.

Não lhe faltava muito mais para se tornar num genuíno sucesso popular. Aliás, o Citroën Méhari viria mesmo a tornar-se num fenómeno da sociedade ao longo dos anos, graças, por exemplo, a uma carreira cinematográfica, estreada na série “Le Gendarme de Saint-Tropez”, com Louis de Funès como protagonista, sendo a sua presença visível também em diferentes rali-raids, incluindo o Liège-Dakar-Liège de 1969, o Paris-Kaboul-Paris de 1970 ou ainda o Paris-Dakar de 1980.

O Citroën Méhari foi produzido ao longo de 19 anos, em cerca de 145.000 exemplares, até 1987.

Foi neste ano que a Citroën desvendou o E-MEHARI, uma proposta irreverente, que pisca o olho ao Mehari de 1968, mas que é muito mais do que isso: um descapotável de 4 lugares, 100% elétrico, com um estilo moderno e divertido. Mais do que nunca, tornava-se num “eletrão livre”. Conectado, sem complexos, peculiar e, porque não, irreverente, são inúmeros os adjetivos que descrevem o novo E-MEHARI. Viatura colorida, irreverente e fortemente inserida no espírito Citroën, é um “it car”, que sabe como seduzir todos aqueles que buscam diferenciação, otimismo, que estão atentos às tendências e que se preocupam com o ambiente.

O E-MEHARI adota os códigos que são tão caros à Citroën e confirma a vontade do fabricante em disponibilizar viaturas diferentes, tecnológicas e que representem a criatividade francesa. As baterias LMP® (Polímeros Metálicos de Lítio) fornecidas pelo Grupo Bolloré, que equipam este descapotável elétrico, são produzidas em Quimper, na Bretanha, sendo a viatura montada em Rennes, tornando o Citroën E-MEHARI no primeiro veículo elétrico certificado com o selo “Origine France Garantie”.

Em janeiro de 2018, dando continuidade à Edição Limitada “Styled by Courrèges”, e em complemento ao famoso Soft Top (capota de lona), o Citroën E-MEHARI adota um Hard Top (capota rigida) associada a janelas laterais e a uma janela de abertura posterior, tornando-se numa verdadeira berlina, passível de ser utilizada 365 dias por ano. Dispõe de um interior de qualidade, completamente redesenhado de acordo com os códigos da Marca. O seu novo painel de instrumentos, com a mesma cor da carroçaria, e os seus novos bancos dão-lhe um visual mais moderno e mais confortável, enquanto o acesso Easy Entry facilita o acesso aos lugares traseiros.