Gentlemen’s Style by Helena Amaral Neto

Gentlemen’s Style by Helena Amaral Neto, uma conversa sucinta mas que passou por muitos dos assuntos chave de hoje, de Portugal e da nossa sociedade. Luxo, elegância masculina e produção nacional. O olhar de uma mulher atenta sobre o homem e sobre as suas características.

Se é conhecida hoje pela sua relação com o Luxo, Helena Amaral Neto é licenciada em Economia pela Universidade Católica Portuguesa, e Mestre em Finanças pela City University em Londres. Tem experiência na banca de investimento em Mercado de Capitais, esteve no Chase Manhattan Bank em Londres, onde foi responsável pela área de Produtos Estruturados para o mercado Português, depois no Banco de Investimento Global onde desenvolveu a área de Clientes Institucionais. Como empreendedora e gestora, criou e liderou um projecto inovador de eco-design, com a marca Tela Bags ao longo de 8 anos. No ISEG – Lisbon School of Economics & Management, é Professora de Finanças há 16 anos. Foi também responsável pela Formação Executiva do ISEG, e coordenadora do MBA até 2016.

Desenvolve e coordena desde 2013 os cursos executivos na área do Luxo no ISEG, que são a referência do sector em Portugal: Luxury Brand Management, Luxury Tourism Management e Luxury Real Estate Sales Management. Em 2017 criou a Luxulting – Luxury Consulting, consultora especialista no scetor do Luxo.

  • No olhar de uma mulher o que faz um homem ser elegante?

A sua personalidade.

  • Quais são os defeitos maiores no homem português, no que diz respeito ao vestuário?

Quantidade em vez de qualidade. Acredito que vale a pena investir em bons materiais e bom design, sobretudo nas peças indispensáveis no guarda-roupa masculino.

  • Quando se fala em elegância masculina, tem algumas figuras de referência?

Gosto dos clássicos intemporais, como Giorgio Armani, mas também do design e texturas experimentais do japonês Issey Miyake.

  • Qual a definição de luxo? Haverá luxo português?

Uma marca de luxo baseia-se em características como a qualidade, a exclusividade, a criatividade, a tradição, a beleza…todos atributos que contribuem para o posicionamento de excelência do produto ou serviço de luxo. E temos todos estes atributos em Portugal. Além do luxo “made in Portugal”, onde somos fornecedores de marcas de luxo internacionais, temos também marcas que se posicionam neste segmento de mercado – no imobiliário, no turismo, no têxtil e calçado, na cosmética e na joalharia, entre outros.

Helena Amaral Neto