A vaca minhota na ribalta no RIB

A vaca minhota foi a “desculpa” para voltarmos ao restaurante de carne na praça do comércio,  Rib Beef & Wine Lisboa. Não é preciso desculpas para voltar a bons sítios. Mas este foi o mote escolhido para a criação de um menu exclusivo do Rib Beef & Wine Lisboa em parceria com o projecto Go Foodies.

O desafio lançado pelo mentor do projecto foi de imediato aceite pelo chef Luís Rodrigues, ao criar um menu que resulta de uma vasta investigação no terreno e que propõe experiências distintas, usando vários cortes e peças de diferentes idades. Vale a pena experimentar este menu especial, que está disponível na steakhouse lisboeta até dia 22 de abril. 

O jantar foi uma excelente experiência desde do serviço de mesa, fomos acompanhados pelo responsável de sala, Filipe, desde o primeiro momento até ao final, explicando cada prato que iamos provando.

Todo o menu foi acompanhado paring com vinhos da Bairrada, que embora tivessem o (P.A.I), persistência aromática intensa, curto, fizeram uma excelente combinação com todos os pratos. De facto, são cinco factores a ter em conta quando se fala de vinho, no entender dos connaisseurs, aspecto, a cor, o aroma, o sabor e por fim, a persistência aromática intensa (P.A.I).

Todo o menu anda à volta do tema da carne de vaca minhota, mas, de facto, o prato que nos encantou foi o novilho, uma carne mais branca e mais tenra que estava acompanhada por um maravilhoso brás de legumes e umas batatas especiais que encontramos no RIB em molho de alho.

As entradas foram uma boa surpresa, onde destacamos o pica-pau e o tártaro que estava divinal. Claro que tivemos um azeite fantástico onde molhar um pão de mafra e alentejano.

Com raízes minhotas e ligações familiares a Ponte de Lima o chef Luís Rodrigues investigou no terreno e deu a conhecer esta raça autóctone de qualidade ímpar que integra a carta do restaurante desde a sua abertura: “Quisemos potenciar uma carne que é nossa, que ainda está em estado puro e é ainda desconhecida se a comporaramos com outras raças DOP”. O projecto contou ainda com a colaboração de parceiros como a Associação Portuguesa dos Criadores de Bovinos da Raça Minhota e a Carnes Jacinto.

RIB  BEEF & WINE LISBOA

Praça do Comércio, 31 – 34

Horário: 12h30 -15h00 | 19h30-23h00

Reservas: 968 578 962 | rib.lisboa@pestana.com

Preço: 39€ por pessoa com harmonização vínica incluída