Primavera a chegar, dicas para a casa

Primavera a chegar timidamente, dicas para a casa. Falamos com quem sabe e e pensa o espaço doméstico e profissional para optimizá-lo. Tornando-o mais saudável e “amigo” da vida do quotidiano. Susete Lourenço, lançou este serviço para ajudar cada um de nós, e fomos conversar sobre todos estes assuntos.

A man’s home is his castle, dizem os ingleses, a casa é um meio ambiente importante para a nossa vida? 

Sem dúvida! A nossa casa é o nosso castelo, como dizem os ingleses. É o nosso refúgio, um sítio para onde vamos e onde sentimos alívio e relaxamento, deixando o mundo para trás quando fechamos a porta. É onde descansamos, nutrimos e cuidamos de nós. Onde recarregamos baterias quando lemos ou vemos uma boa série na televisão. Como dizia a Judy Garland no filme Feiticeiro de Oz: “ Theres no place, like home”. Eu pessoalmente adoro sair e viajar mas regressar a casa é sempre muito reconfortante.

2.- Como torna-la mais “saudável” para a vida de cada um?

As casas devem ser espaços saudáveis e harmoniosos, que nos proporcionem felicidade, tempo de qualidade e bem-estar. De facto nem sempre as casas cumprem essa missão. Para as manter mais saudáveis é importante a organização e otimização do espaço. Cada divisão tem a sua missão e cada objecto da casa tem o seu próprio lugar próprio. Não guardamos a roupa nas gavetas da cozinha ou não tomamos banho na sala.

Quando estes dois factores não estão alinhados as pessoas não se sentem bem. Não descansam, não recuperam a sua energia, causa stress, perdem tempo a procurar coisas, como a chave do carro de manhã, o passaporte ou outro tipo de documento, não convidam amigos porque tem vergonha, gastam mais dinheiro porque não gerem tão bem a casa, enfim um ambiente muito pouco saudável.

Sabia que num momento de desespero à procura de um objecto a tensão arterial começa a subir e é distribuída por todos os seus músculos, podendo causar problemas de saúde?

A organização reduz o stress porque, quanto mais energia despendemos para encontrar um objeto, seja em casa ou no local de trabalho, menos paciência temos para o resto das tarefas que precisamos de fazer e isso afeta a forma como enfrentamos o resto do dia.

Para a manter saudável e já agora desculpe acrescentar alegre e feliz é necessário que esteja organizada de acordo com os seus habitantes para poder “responder” às suas necessidades.

Atenção, não sou apologista de casas cristalizadas que nunca se mexe em nada ou super arrumadas.

As casas saudáveis são casas vividas, ou seja, onde todos se sentem bem, habitantes e visitas. Onde se vive a Vida e a Felicidade.

Susete Lourenço

3- Primavera, quais são as dicas que nos deixa?

A Primavera é a estação do ano que saímos do frio do Inverno onde mantemos tudo mais fechado, onde nós próprios estamos mais “hibernados” para uma estação de renovação, de crescimento.

Como dicas sugiro de uma forma geral:

1º – Começar por organizar. Deitar fora o que não tenha usado nos últimos meses – anos ou que esteja partido ou avariado.

2º – A famosa Limpeza de Primavera que como o nome nos diz é uma limpeza especial  da casa na Primavera, onde se devem limpar paredes, tetos, azulejos, candeeiros… tudo o que na limpeza semanal não fazemos.

3º – Abrir as janelas e deixar a luz e o ar entrar. No inverno temos as casas muito fechadas para manter a temperatura estável e porque as condições atmosféricas não o permitem.  Nesta altura do ano é bom renovar o ar da casa.

4º – Aproveitar para verificar se está tudo a funcionar e fazer as pequenas reparações que são necessárias e que nos fomos “esquecendo”.

5º – Comprar flores ou plantas para a casa. Sintam o ambiente mais alegre e positivo.

6º – Contratar uma organizadora profissional para o ajudar nestas dicas.

Por divisão da casa, sugiro que:

1º – Na cozinha aproveite para substituir o papel de forrar prateleiras e reorganizar as loiças e os alimentos que se encontram na despensa.

2º – No quarto guardar os edredons depois de lavados ou limpos, em sacos de vácuo existentes no mercado para o efeito. Estes sacos são excelentes porque não ocupam muito espaço no armário Aproveitar na troca da roupa, da mais quente para a mais fresca, selecionar a que já não está em condições ou que já não nos serve ou que não nos sentimos bem. Podemos deitar fora ou doar. Não vale a pena guardar se não a vamos usar no próximo outono-inverno. Não esquecer de aspirar e virar os colchões, para evitar que os ácaros se acumulem por muito tempo.

3º – Na sala limpar ou se necessário substituir o filtro do climatizador – ar condicionado e limpar a lareira caso tenha arrumando os respetivos utensílios em espaço próprio.

4º – Nas casas de banho retire os medicamentos e artigos de cosmética ou maquilhagem que estejam fora de prazo.

5º – Se tiver um escritório em casa aproveite para apagar os emails e organizar os ficheiros do seu computador e não esquecer de arquivar os documentos em papel também.

6º – E por fim não esquecer a zona exterior da casa, limpar e reorganizar a garagem, preparar o jardim e a piscina.

4- Este projecto nasce de uma aptidão sua ou da necessidade sentida no mercado?

Eu acho que nasce de um misto das duas coisas.

Fui durante 20 anos organizadora de documentação em duas grandes instituições ligadas ao mercado de capitais: Bolsa de Valores de Lisboa e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, conhecida pela maioria das pessoas por CMVM. Mas a nível particular sempre tive muito interesse nesta matéria e tentava implementar em minha casa aquilo que lia.

Muitas amigas elogiavam-me pelas soluções criativas que arranjava e pediam-me muitas vezes sugestões para as suas próprias casas porque percebiam que funcionava.

Nas pesquisas que fui fazendo percebi que existia noutros países como os Estados Unidos, o Brazil, a Austrália uma profissão que chamavam de Organizadores Profissionais e de repente senti que era uma área que podia ser muito bem o meu futuro. Confesso que já estava um pouco cansada do meu trabalho e comecei a não me sentir realizada no que fazia.

Ao pesquisar a realidade portuguesa percebi que era uma área nova, que a maioria das pessoas não conheciam e que existiam muitas pessoas a precisarem de apoio e não tinham esse apoio profissional.

Fui fazer formação na área no Canada, onde a profissão já está consolidada à cerca de 8 anos e decidi criar a Home Optimizer. Porque queremos ajudar as pessoas  e estamos focados em desenvolver soluções de organização e optimização para que quem nos procura ganhe mais tempo, bem-estar e qualidade de vida. Para que sejam verdadeiramente felizes.

Neste momento actuamos em casas e escritórios e na organização da documentação pessoal ou corporativa. Um dos serviços que prestamos e temos um gosto muito especial é o apoio em momentos difíceis na nossa vida como o divórcio ou a perda de um ente querido.

Ajudamos no processo de divórcio com um acompanhamento de forma a transformar o espaço deixando-o agradável mas preparado para a nova fase de vida .

No caso, do processo de perda de um ente querido e quem já passou pela experiência de perder alguém próximo sabe que a dor do luto pode aumentar ainda mais quando chega o momento de organizar os pertences de quem faleceu e por esta razão a Home Optimizer pode ajudar porque:

– Realizamos o processo de avaliação dos itens existentes, incluindo os que vão ser mantidos e guardados, os que vão ser entregues aos membros da família e os que irão ser doados ou vendidos.
– Supervisionamos o empacotamento e a entrega dos itens que forem para os membros da família e dos artigos que serão doados.
– Providenciamos a venda dos itens escolhidos para esta categoria.
– Contratamos parceiros para procederem a possíveis reparos antes da entrega ou venda do imóvel e limpeza geral do espaço, bem como agentes imobiliários para venda ou arrendamento do imóvel e decoradores para alterar a configuração do novo espaço no imóvel.

No nosso blogue e no Facebook, gostamos de partilhar situações e soluções onde a organização faz a diferença para que cada vez mais os portugueses entendam o trabalho que uma organizadora profissional faz e como pode ajudar. Aliás os testemunhos que temos no nosso site são espelho das experiências que tivemos. E agora estamos a lançar os Workshop Home Optimizer. O primeiro vai ser dia 12 de maio e o tema é Cozinhas e Despensas.

Se temos um personal trainner para nos ajudar a cuidar do nosso corpo, porque não ter um personal organizer para nos ajudar na organização da nossa casa e no aumento da nossa qualidade de vida?