Navegação GPS alimentada por energia solar

A Casio acaba de lançar o seu mais recente modelo da série de relógios RANGEMAN. O novo GPR-B1000 apresenta a primeira navegação GPS alimentada por energia solar do mundo e vai estar disponível em dois modelos.

O RANGEMAN faz parte da série de relógios “Master of G” projectada para uso nas condições mais extremas. Os relógios RANGEMAN incorporam o Triple Sensor para medir o rumo da bússola, a pressão/altitude atmosférica e a temperatura, com base no conceito de “Survival Toughness.”

Além do Triple Sensor, o novo GPR-B1000 é capaz de navegar por GPS – uma estreia num relógio G-SHOCK. O relógio recolhe dados de localização de satélites GPS para exibir a localização atual numa rota para um destino, em tempo real. O relógio também guarda dados de rastreamento (incluíndo longitude/latitude, altitude e temperatura) na memória.

Através do Bluetooth®, o relógio liga-se a um smartphone para se conectar à aplicação G-SHOCK Connected, permitindo ao utilizador criar rotas ou gerir dados de registro na aplicação.

Os dados de ponto e rastreamento guardados na memória são projectados num mapa 3D ou numa linha trajetória. O relógio também recebe dados de servidores para manter a hora precisa em qualquer lugar do mundo.

O GPR-B1000 possui dois sistemas wireless de carregamento solar. As funções do GPS são utilizáveis até 33 horas com uma carga wireless de cerca de cinco horas. Mesmo que o nível da bateria fique abaixo do que é necessário para utilizar o GPS, enquanto estiver ao ar livre, o carregamento solar pode ser usado para retomar as funções do GPS por um tempo limitado.

A exibição da hora é mantida sempre em funcionamento usando o carregamento solar, independentemente do status das funções do GPS.

O GPR-B1000 oferece resistência na construção e materiais, com uma estrutura resistente à poeira e à lama e uma bracelete em fibra de carbono. Projetado para se obter a máxima resistência, o GPR-B1000 é a mais recente evolução da G-SHOCK.