Fernando Pessoa em celebração neste fim de semana

Fernando Pessoa em celebração? Entre os dias 21, 22 e 23 de abril a população de Oeiras e arredores tem um encontro marcado com o universo do Livro do Desassossego. Por ocasião do Dia Mundial do Livro, diversas atividades culturais acontecerão no Templo da Poesia, promovidas pela Câmara Municipal de Oeiras.

O livro fragmentário, tão estudado pelos críticos pessoanos e cuja organização até hoje gera debates, será celebrado e transmitido por meio de palestras, leituras, intevenções em voz, e papel – vale, acima de tudo, o encontro de leitores dispostos a construir um caminho de leituras e significados pessoais e coletivos para um livro inacabado cujos textos podem ser lidos sem uma sequência pré-estabelecida.

Para aqueles que têm no Livro do Desassossego o seu livro de cabeceira ou para aqueles que ainda não tiveram contato com ele, uma oportunidade para conhecer um pouco mais sobre uma das maiores obras de Fernando Pessoa, atribuída ao semi-heterónimo Bernardo Soares.

Local: Templo da Poesia
Dia e hora: 21, 22 e 23 de abril
Informações: 214 408 510 ou 214 408 544 | www.parquedospoetas.cm-oeiras.pt
Inscrições: templodapoesia@cm-oeiras.pt

Destaques:

TERESA RITA LOPES com SUZANA BORGES

Palestra / Leitura

Teresa Rita Lopes foi até hoje, desde que começou a haver edições do Livro do Desassossego em 1982, quem decidiu não amalgamar as três autorias fictícias com as quais Fernando Pessoa construiu essa obra: Vicente Guedes, Barão de Teive e Bernardo Soares. Em 2015 publicou livro polêmico no qual fundamenta a separação do Livro do Desassossego em três partes, correspondente a cada autoria.

A actriz Suzana Borges lerá em voz alta textos desses três homens que Pessoa inventou. E mostrará um pouco de cada uma dessas personagens, a pontuar cenicamente a conversa entre Teresa Rita Lopes e o moderador Ricardo Belo de Morais.

Local: Auditório do Templo da Poesia Data e Horário: 22 de abril / 18h Entrada livre sujeita a lotação.

CONVERSAS DO DESASSOSSEGO

Literatura / Diálogos moderados

“Porque é que [e como é que] Fernando Pessoa ainda hoje nos desassossega?”

Às voltas com essa provocação, três convidados ligados ao universo literário falarão de suas experiências de leitura e trabalho com o Livro do Desassossego para, ao ouvi-los, pensarmos como abrigamos o Desassossego em nós.

Moderação: Ricardo Belo de Morais
Convidados: Maria do Céu Guerra (actriz), Mafalda Arnauth (fadista), Henrique Câmara Pina (cineasta).
Local: Auditório / Templo da Poesia

Data e Horário: 23 de abril / 21:30h Entrada livre sujeita a lotação.