Gentlemen’s Talks – Nelson Cabral

Nelson Cabral, nascido em Ponta Delgada a 13 de Maio de 1973, é um actor com uma forte carreira nos palcos. Começou a sua carreira no teatro em 1997 e tem como sua autoria um espectáculo monólogo com texto de Álvaro de Campos. Podemos acompanha-lo em várias peças de ficção na TV, seja na RTP ou na SIC. O The gentleman.pt seguindo a sua linha de entrevistas com vários homens da nossa sociedade, quis saber a sua impressão sobre elegância masculina.

1. O que faz um homem ser elegante?

Para mim um homem torna-se elegante quando vive em paz consigo e com o ambiente que o rodeia. Isso torna-o autentico nas suas condutas além de proporcionar uma maior consciência de si e do seu corpo nos espaços que socialmente habita.

2. Quais são as peças imprescindiveis no guarda-roupa masculino?

Botas, Chapéus – adoro chapéus – , e muito azul, preto, cinzento e castanho.

3. Tem role models na elegância masculina? figuras que o inspirem?

O meu avô era alfaiate e, tanto ele como o meu pai, eram figuras elegantes, bastante autenticas na simplicidade com que vestiam os seus corpos enxutos. Poderão ter sido naturalmente as minhas primeiras referencias no estar e no vestir. Depois, considero Hugo Boss – contemporâneo do meu avô – e o português Nuno Gama verdadeiros doutores na arte de criar elegância masculina, admiro imenso as suas criações.

4. Quais são os planos para o futuro na representação?

Quero continuar a fazer o meu espectáculo monólogo “A Passagem das Horas” – texto de Álvaro de Campos, heterónimo de Fernando Pessoa – em todos os palcos possíveis no mundo inteiro e pretendo, claro, fazer muito mais teatro, cinema e ficção para televisão.

5. Os portugueses ainda são resistentes aos cuidados masculinos? Tem muitos rituais de cuidados pessoais?

Nasci em 1973 e a minha geração tem assistido a uma enorme mudança, para melhor, na relação do homem com a estética e com o bem-estar interior, interferindo directamente no seu bem-estar exterior. Isso é muito positivo. No meu caso, tento ter uma alimentação equilibrada, beber muitos líquidos, quando a preguiça não me assola tento fazer umas temporadas de ginásio para manutenção da massa corporal e ando muito a pé. Uso apenas um simples creme hidratante para a pele e deixo a barba e o cabelo ao cuidado das personagens que vou fazendo.