Lisbon Cocktail Week 2017

Lisbon Cocktail Week 2017

Don Draper bebia Old Fashioned na série Mad Men. Já James Bond, apesar de famoso pelo seu Vod- ka Dry Martini “shaken and not stirred”, bebeu vários cocktails clássicos ao longo da sua presença cinematográfica, como o Vesper Martini, o Americano ou o Negroni. Carrie Bradshaw, no entanto, manteve-se sempre fiel ao seu Cosmopolitan.

A Lisbon Cocktail Week deste ano não é sobre cinema, mas os cocktails clássicos são um dos seus principais focos. Como explica Mário Batista, um dos fundadores deste evento que celebra o cocktail “a primeira edição destacava a criatividade e os cocktails de autor e por isso este ano quisemos que a LCW ganhasse uma componente mais didáctica”. Como? Os estabelecimentos envolvidos no evento, e que terão à disposição dos clientes pelo menos três cocktails em regime 2 por 1, têm de incluir um cocktail clássico nessa trilogia.

A segunda edição deste evento dedicado ao cocktail – uma das grandes tendências mundiais – traz muitas novidades relativamente a 2016:
• o número de locais sobe de 54 para 62
• há mais prémios além d’ O Melhor Cocktail de Lisboa escolhido por um júri especializado: a atribuição de uma distinção ao Melhor Cocktail Sem Álcool e o Cocktail Escolha do Público, através de uma votação online
• destaque para os Mocktails, isto é, o reforço de cocktails sem álcool nas opções
• a estreia do Shop & Mix, uma rota paralela à rota principal, mas com lojas e locais onde os aficcionados da mixologia podem comprar utensílios e ingredientes para fazer cocktails em casa.

A Lisbon Cocktail Week resume-se a três eixos principais: o Roteiro de Bares, o Momento Cocktail e o prémio Melhor Cocktail de Lisboa. O primeiro é uma rota com todos os bares envolvidos nesta celebração. A listagem de bares estará disponível online em lisboncocktailweek.pt e em mapas e guias disponíveis nos vários espaços participantes.

EntradaDouble9

O Momento Cocktail acontece durante os nove dias do evento, entre as 18.00 e as 23.00. Durante este período será possível provar dois cocktails pelo preço de um em todos os 62 espaços do evento. À disposição dos clientes estarão 3 a 4 cocktails especiais – de autor, clássico e até mocktail – e os consumidores na compra de um recebem gratuita- mente outro de igual valor ou inferior.

O prémio Melhor Cocktail de Lisboa é atribuído por um júri especializado no final do evento. Os locais que pretendem concorrer submetem um cocktail de autor para avaliação e no final do evento, dia 29 de abril, será revelado o vencedor. Em 2016 o primeiro lugar foi para o cocktail Apple Lovers, servido no Arena Lounge, no Casino de Lisboa.

No TOP 10 do ano passado estavam: Bastardo, Bica do Sapato, Casa de Pasto, Cinco Lounge, Gin Lovers Príncipe Real, Foxtrot, Red Frog, Taberna Moderna e The George Pub. Este ano, a par deste prémio, há mais dois: o Cocktail Escolha do Público (votação online) e o Melhor Cocktail Sem Álcool (votação júri).

Além desta tríade mágica, a Lisbon Cocktail Week 2017 ainda traz mais surpresas: uma Rota Shop & Mix, paralela à dos bares e restaurantes, que lista onde comprar todo o material para fazer cocktails em casa – será revelada mais perto do evento. Dia 27 de abril acontecerá uma Masterclass, dirigida a todos os profissionais da área e que será lecionada pelo aclamado Ryan Chetiyawardana, mais conhecido por Mr Lyan.

Mr Lyan tem muitos prémios no bolso, atribuídos pelos Óscares dos cocktails, os Spirited Awards: Melhor Bartender Internacional em 2015. O seu bar em Londres, o Dadelyan, no Mondrian London Hotel, ganhou o prémio Melhor Novo Bar de Cocktails Internacional no mesmo ano. Em meados de fevereiro deste ano, o bar de Mr. Lyan arrecadou quatro prémios nos Class Bar Awards, promovido pelo World’s 50 Best Bars, entre eles Bar do Ano e Hotel Bar do Ano.

Por fim, cada local terá um cartaz de programação próprio durante a LCW com concertos, jantares com pairing de cocktails e workshops. A programação pode ser consultada nos mesmos meios supracitados.

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Lisbon Cocktail Week 2017

bookmark_border

mais em Lifestyle

“Watch Beyond” com Bell & Ross

a redireccionar em 10 segundos