Pronokal – perder peso de modo saudável e reeducar

Voltar de férias e decidir começar uma etapa de aprender o que é uma alimentação saudável! Ora, é isto que estamos a fazer com o Método Pronokal. Esta decisão, de certa forma, é algo difícil pois depois dos 40 anos encontramos alguns impedimentos: seja a falta de capacidade de vontade, as mudanças que o nosso corpo sofreu e, muitas vezes, a falta de tempo para dietas muito complicadas.

Já antes tínhamos percorrido um método de emagrecimento, mas optamos pela Pronokal porque, durante seis meses, vamos perder peso, aprender a comer e a reconhecer, com o acompanhamento de uma médica, nutricionista, técnico de atividade física e profissional de coaching, os pontos-fracos e as nossas potencialidades.

Já vamos na primeira semana da primeira etapa do tratamento que poderá ser a mais desafiante! Já noto uma redução na barriga  e as calças já dão sinal disso…mais ainda estamos confiantes que este método vai ajudar-nos a encontrar uma forma saudável de alimentação e estilo de vida, no futuro, sem sofrimento ou privações. A palavra de ordem é reeducar.

Mas o que é este método?

Trata-se de um tratamento de perda de peso sob prescrição médica que se baseia numa dieta proteinada e que oferece resultados desde o primeiro dia assim como benefícios a longo prazo. O objetivo não é só a perda de peso, mas também a manutenção dos resultados obtidos no tempo através da reeducação alimentar, no apoio constante de uma equipa multidisciplinar e no seguimento do paciente, inclusive uma vez alcançado o seu objetivo de perda de peso.

O Método PronoKal® está indicado para todas as pessoas que queiram perder peso e mantê-lo a longo prazo. Desenvolve-se em três etapas bem diferenciadas: a primeira etapa centra-se na perda de 80% do peso prescrito pelo médico; a segunda, onde se perde os 20% restantes é realizada a reeducação alimentar; e a terceira, onde o peso ideal é atingido, sendo necessário mantê-lo a longo prazo.

Como começamos?

Primeiro, fomos a uma consulta para perceber as nossas possibilidades físicas para entrar neste método com um exame exaustivo que passou por análises médicas. Depois, entrámos na fase 1.

A meta do paciente é atingir a perda de 80% do peso determinado pelo médico e a duração varia segundo o peso que é necessário perder. Perdendo 5 quilos aos 15 días de tratamento e 14 quilos aos 2 meses, tal como demonstra o estudo clínico ProKal.

Nesta etapa, o paciente entra num estado de cetose controlada, em que o corpo gasta a energia de reserva devido ao baixo fornecimento de gorduras e hidratos de carbono, perdendo peso sem passar fome, à custa de massa gorda,mas preservando, em contrapartida, a sua massa muscular e a força graças ao fornecimento de proteínas que a dieta prevê.

Ao finalizar esta etapa, e tendo conseguido reduzir praticamente a totalidade do peso prescrito pelo médico, deve-se consolidar a perda e iniciar a reeducação alimentar, perdendo 20% de peso restante para manter finalmente o peso a longo prazo.

Na primeira etapa do método PronoKal o paciente conseguirá perder 80% do peso acordado com o seu médico, graças à dieta proteinada estabelecida, que combinará amplia gama de produtos PronoKal com os alimentos naturais permitidos nesta fase.

Assim, vamos partilhando convosco no facebook as nossas vitórias e dificuldades nesta luta por alcançar e manter o peso saudável para sentirmo-nos melhores graças a uma alimentação equilibrada mas sem perder o nosso estilo de vida.