Vai estar por Viana? Então, não perca isto!

Ao longo do mês de agosto o Estação Viana Shopping torna-se palco da cultura, tradição e arte de Viana de Castelo e do Minho, no âmbito da iniciativa Pulsar Viana, que decorre de julho a outubro.

Neste sentido, vão desenvolver-se diversas iniciativas, e para começar nada melhor que as ilustrações de Dina Maciel Costa, que estarão patentes ao longo de todo o mês de agosto, e que integram as épicas viagens dos pescadores da Faina maior, até às garridas e pitorescas celebrações d’ Agonia. Dina Maciel Costa convida os visitantes dos Centro a fazerem uma viagem que tem como ponto de partida a ribeira de Viana do Castelo e vai até alto mar que os nossos pescadores enfrentam com bravura em busca da vida nova.

De volta a Viana do Castelo, a ilustradora pinta d’Agonia o encarnado dos sorrisos e dos trajes das mulheres, e a filigrana esculpida por dedos calejados e precisos, numa amostra perfeita das maiores riquezas culturais da região do Minho.

100 por cento D Arga

100% D´Arga é o projecto que se segue, de 15 a 31 de agosto. Com o objetivo de recuperar e desenvolver as tradições da Serra d’Arga (Alto Minho), este é um projecto de curadoria da responsabilidade da artista Luísa Manso, organizado em 2013, acerca de produtos portugueses produzidos localmente em espaços rurais, começando pela área dos têxteis, e outros crafts. Integra esta iniciativa a artista italiana Serena Barbieri, que terá ao seu encargo o desenvolvimento de uma instalação confeccionada a partir da tecelagem com fios de algodão, que estará patente na Praça Central do Centro, no Piso 1.

O mês de agosto não culmina com o encerrar da iniciativa, que se prolonga até outubro. Setembro inicia da melhor forma, com a Exposição de Pintura e Ilustração “Vidas do Norte”, da autoria de Eduarda Novo, natural de Viana do Castelo, que ficará patente no Estação Viana durante todo o mês.

José Duarte Glória, Director do Estação Viana Shopping, refere-se a esta iniciativa que “ao longo destes quatro meses, e em conjunto com a comunidade local, se torna um ponto de encontro de cultura, tradição e arte da região. O Pulsar Viana tem como objectivo enaltecer as principais características da região do Minho, através de um conjunto de iniciativas gratuitas, disponíveis a todos os visitantes do Centro”.