Gentlemen’s Talks – Giorgio Damiani

Uma marca de luxo é sempre uma marca com uma história e uma narrativa própria que a distancia das outras. O luxo é um desejo de refinamento, sem dúvida, mas mais que isso hoje em dia, é uma vontade de pertencer à uma história/narrativa exclusiva de alguns.

A marca de alta joalharia Damiani está presente na Boutique dos Relógios Plus Art na Avenida da Liberdade e foi, na ocasião da sua apresentação ao mercado português, que conversámos um pouco com Giorgio Damiani, herdeiro da casa.

Esta marca familiar nascida em Valenza, Itália no ano de 1924 mantém-se no nome fundador desde o início.

1 – O que faz um homem ser elegante?

Um homem pode e deve ser elegante mesmo quando ele está à vontade e em momentos mais descontraídos, vestindo um smoking numa gala, um fato formal numa reunião ou com jeans e uma camisa descontraída nos fins de semana. O homem também tem que aproveitar para completar o seu look com jóias que torná-los refinado.

2 – Quais são as peças essenciais no seu guarda-roupa?

Uma boa quantidade de sapatos e gravatas … .e sempre um par de botões de punho Damiani!

3 – Em relação a elegância masculina, tem alguma figura que o tenha marcado como role model?

O meu pai.

4 – Damiani é uma marca de luxo, com uma tradição familiar. Esta relação é relevante para estabelecer um valor à marca?

Damiani encarna toda a paixão que a minha família sempre teve pela a arte da alta joalharia. Ser uma família é, sem dúvida, um ponto forte para nós. Nós apoiamo-nos uns aos outros nas  nossas escolhas, só como uma família é capaz.

Somos a única joalharia Internacional ainda controlada pela família do fundador. Acreditamos que a ligação à família original garante qualidade e continuar a tradição.

5- “Diamonds are a girl’s best friend“, porém, a busca de jóias por clientes do sexo masculino está a crescer. Isso muda a estratégia da Damiani’? Como?

O mercado está a crescer porque a demanda por jóias do segmento masculino está em rápido crescimento, especialmente as colecções de design, como as colecções para homem da Damiani.

Neste momento, a venda de botões de punho está alta. Os botões de punho são um sinal de elegância masculina e Damiani propõe peças em prata, ouro amarelo ou branco, com pedras preciosas. Além do botão de punho também vendemos um considerável número de fios e pulseiras para homens.

Por exemplo, temos uma bela colecção desenhada para o homem cosmopolita: Metropolitan Dream by H. Nakata collection inspirada pelo sonho do homem citadino.

Desportiva e elegante, surge a partir da cooperação entre Damiani e Hidetoshi Nakata, modelo, trens setter e ex-jogador da selecção japonesa.

Esta colecção tem como objectivo apoiar a Take Action, fundação de caridade do campeão japonês. No Japão, uma parte das receitas provenientes da venda da colecção é doada para o “Home for All” projecto criado em 2011 pelos mais famosos arquitectos japoneses com o objectivo de encontrar o caminho para ajudar as vítimas de terramotos, na reconstrução das cidades afectadas e melhorar a vida diária das comunidades.