Vinhos Portugueses no Brasil

Vinhos Portugueses no Brasil

Chef Rodrigo Castelo - Copyright Mario Cerdeira

Rodrigo Castelo, proprietário do restaurante Taberna Ó Balcão em Santarém, é o chef convidado da ‘Semana dos Vinhos do Tejo no Brasil’. O convite surgiu por parte da Comissão Vitivinícola da Região do Tejo (CVR TEJO), entidade promotora do evento, que vai decorre entre São Paulo e o Rio de Janeiro na semana de 21 a 26 de Fevereiro.

Na ‘Semana dos Vinhos do Tejo no Brasil’, um conjunto de quinze seleccionados produtores da região ribatejana vai apresentar e dar aprovar ao público brasileiro cerca de 100 referências, entre brancos, rosados (rosés), tintos e espumantes.

A selecção dos vinhos e do chef Rodrigo Castelo foi feita pela CVR TEJO, entidade responsável pela promoção e certificação dos vinhos desta região vitivinícola portuguesa. A ‘Grande Prova Anual’, ou seja, a reunião dos produtores vai acontecer no dia 23, no Iate Clube do Rio de Janeiro, e no dia 25 no Consulado de Portugal, em São Paulo; eventos durante os quais vão ter lugar actividades paralelas: a ‘Vino Bikes Tejo’, a ‘Master Class Vinhos do Tejo’ (palestras com degustação) e a entrega dos prémios ‘Tejo Master’.

Em conjunto com os chefs residentes, respectivamente Rafael Rochas e Ivan Achcar, o português escalabitano Rodrigo Castelo vai ter o desafio de criar e confeccionar duas refeições que harmonizem com vinhos do Tejo. A primeira é um jantar e acontece no Domingo, dia 21 de Fevereiro, no restaurante Adegão Português, situado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Segue-se um almoço na Alma Cozinha, em Perdizes, São Paulo, a realizar na sexta-feira, dia 26. Dois momentos enograstronómicos que vão ter como público imprensa e empresários do sector vínico e gastronómico brasileiros.

Nascido em Santarém, em 1980, Rodrigo Castelo desde cedo desenvolveu o gosto pela cozinha, influenciado pelo pai. Chegado o fim de uma etapa profissional na indústria farmacêutica, decidiu inverter o rumo da sua carreira, concretizando um sonho antigo: a 25 de Outubro de 2013 inaugurou o Taberna Ó Balcão, em Santarém. O respeito pelos produtos do Ribatejo sempre fez parte da sua forma de estar na vida e na cozinha – mesmo quando se limitava a fazer petiscadas para os amigos.

Por instinto e curiosidade, tem vindo a desenvolver um consistente repertório gastronómico de inspiração tradicional e regional que, aliado ao investimento no capítulo da formação e à sua vontade de se superar, lhe permite estabelecer-se como um dos promissor cozinheiro. Mantendo o espírito de renovação da cozinha tradicional e autóctone do Ribatejo, em Julho de 2015 voltou a desafiar-se ao apostar num projecto temporário, o Peixe Ó Balcão no Mercado de Algés e em que peixe era protagonista. Em 2015 foi distinguido com o Prémio Revelação no ‘Tejo Gourmet – 5.º Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo’.

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Vinhos Portugueses no Brasil

bookmark_border

mais em Lifestyle

Um novo veículo para o estilo de vida urbano

a redireccionar em 10 segundos